O município de Piranhas (AL) realizou oficina voltada para os setores de hidroeletricidade, navegação, pesca, turismo e lazer, como parte de atividades relacionadas à discussão sobre a atualização do Plano de Recursos Hídricos do Velho Chico. O evento, realizado no auditório da Câmara Municipal, reuniu representantes de diversos segmentos, os quais acompanharam a apresentação da empresa Nemus Consultoria, contratada por licitação através da agência delegatária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a AGB Peixe Vivo.
As mudanças registradas no São Francisco nos últimos dez anos foram apresentadas aos participantes da oficina. O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Melchior Carlos do Nascimento, que participou da reunião, explica que a empresa responsável pelo trabalho, busca provocar cada grupo dos segmentos a apresentar possíveis soluções aos problemas elencados. Com isso, surgem sugestões para melhorias e adequações ao documento que irá definir o Plano de Recursos Hídricos para os próximos dez anos. A reunião em Piranhas foi realizada na última segunda-feira (16.03).
Com isso, a empresa Nemus busca, ao máximo, que o plano se aproxime da realidade de quem vive na bacia. “O Plano de Recursos Hídricos é um instrumento poderosíssimo para a gestão da bacia e para os recursos disponíveis para uma bacia hidrográfica”, considerou Melchior Carlos. Na região do Baixo São Francisco, a próxima oficina ocorrerá no dia 11 de maio, em Propriá (SE), e será voltada para o segmento saneamento.
Veja o calendário completo das ações para atualização do Plano de Bacia do Velho Chico
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF