Aconteceu durante a programação do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a III Reunião do Fórum Permanente de Pesquisadores da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Na oportunidade, os docentes discutiram os detalhes do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), previsto para acontecer em Petrolina (PE), às margens do Velho Chico, em junho de 2016.
A intenção é reunir pesquisadores e acadêmicos de todo o país para apresentação de estudos que contemplem a maior bacia genuinamente brasileira, hoje debilitada pela forte degradação ambiental. Atualmente, oito universidades federais, todas com atuação na bacia, já integram o Fórum, proposto inicialmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “Nosso objetivo é que outras instituições possam se juntar a nós, não sendo elas obrigatoriamente estabelecimentos de ensino superior”, disse Melchior Carlos do Nascimento, representante do CBHSF no Fórum.
Até o momento, está confirmada a participação de representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Federal do Oeste Baiano (Ufob), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Anteriormente, os docentes já haviam se reunido em Maceió (AL) e Salvador (BA).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF