O pato-mergulhão, espécie típica da fauna local e que se encontra em sério perigo de extinção, tornou-se símbolo do Parque Nacional da Serra da Canastra.
Parque Nacional da Serra da Canastra, região berço do Velho Chico
Para a criação da nova logomarca, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da unidade, se inspirou em desenhos de alunos do sexto e sétimo anos das escolas da rede pública que integram a região do berço do Velho Chico. Segundo a Analista Ambiental do Parque, Juliana Giacometti Chinali, o processo durou pouco mais de um ano. “A ideia foi sugerida durante reunião do Conselho Consultivo da Parque Nacional da Serra da Canastra, como um processo participativo da comunidade do entorno do Parque. Em 23/10/2017 foi publicado o edital no site do ICMBio, que passou a receber desenhos das escolas da rede pública de ensino, para ajudar no processo de criação” declarou.
Dentre os 30 desenhos das escolas estaduais General Carneiro, Sinhana Borges e José Severiano Filho que participaram do processo de seleção, dez foram escolhidos para servir de inspiração para a nova marca. Criatividade, harmonia, originalidade, aplicabilidade, composição, simplicidade e representatividade do Parque, foram os aspectos seletivos para os conselheiros.
Os estudantes responsáveis pelos desenhos receberam certificados e livros. Já os primeiros colocados foram premiados com celulares, tablets e aparelhos de som. Depois da finalização e aprovação da logomarca pelo ICMBio/Sede, a arte foi apresentada aos alunos das escolas envolvidas no processo, como forma de mostrar o resultado final da construção.
Confira a nova marca:
As cores da logomarca remetem tanto ao padrão de coloração do pato mergulhão quanto às nuances de cores da Serra da Canastra em diferentes estações do ano.
*Texto: Amanda Eduarda