A proposta de futuros estudos e projetos para o rio São Francisco foi o assunto de destaque do primeiro dia de reunião da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CTPPP), realizada na quinta-feira (12.11), em Salvador (BA). Isso porque o diretor técnico da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, apresentou à Câmara a proposta do Plano de Aplicação Plurianual (PAP), biênio 2016-2018, documento que prevê investimentos para o maior rio genuinamente brasileiro.
“Nestes dois anos, teremos recursos assegurados, por exemplo, para a atualização do Plano de Bacia do Rio São Francisco, planos de saneamento, planos diretores de bacias de rios afluentes e para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, bem como para o apoio à Fiscalização Preventiva Integrada(FPI) nos estados da bacia, entre outras ações”, explicou.
As novas aplicações só entrarão em vigor após aprovação dos membros do CBHSF, que votarão o assunto na XXVIII Plenária Ordinária da entidade, a ser realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, no Hotel Catussaba, também na capital baiana. Na sexta-feira (13.11), a reunião da CTPPP será conjunta com o Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT), criado especificamente para acompanhar a atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco. O início será às 9 horas, no Hotel Mercure Salvador Pituba (anteriormente Caesar Business).
A pauta desta quinta-feira discutiu ainda a possível contratação de uma empresa responsável por desenvolver indicadores de avaliação dos resultados obtidos pelos planos, programas e projetos executados pelo Comitê. A intenção é que este estudo seja iniciado já no início de 2016.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF