Como parte do processo de elaboração dos planos de saneamento básico de municípios do Alto São Francisco, em Minas Gerais, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, em parceria com representantes das seis prefeituras contempladas, realizou no final de outubro oficinas de educação ambiental com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância dos PMSB`s para as localidades.
A temática do meio ambiente, saúde e cidadania nortearam os eventos, que destacaram o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana, além do manejo de águas pluviais. Com recursos da cobrança pelo uso da água, o Comitê do São Francisco está investindo aproximadamente R$1,5 milhões na elaboração destes PMSB’s, beneficiando as cidades mineiras de Bom Despacho. Lagoa da Prata, Moema, Papagaios, Pompéu e Abaeté. A elaboração dos trabalhos está a cargo da empresa Cobrape Ltda, sob fiscalização da agência delegatária do CBHSF, AGB Peixe Vivo.
A previsão é que os serviços no Alto SF terminem em dezembro de 2014. Outros 19 planos – também de iniciativa do CBHSF – estão atualmente em elaboração nos municípios ribeirinhos dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF