Atendendo ao apelo do Governo da Bahia, os grandes produtores agrícolas do Oeste baiano, no Médio São Francisco, solidários com os pequenos produtores do Semiárido destinaram nesta semana carregamentos de ração animal para os municípios mais atingidos pela seca. A iniciativa faz parte da campanha S.O.S Seca, e a mobilização foi liderada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba, que integra, como membro titular, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF.
Informações e imagens – Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia
Dez caminhões carregados com milho e caroço de algodão saíram, nesta segunda-feira (13), do município de Barreiras, rumo a dez municípios do interior do estado, que estão sendo prejudicados pela seca e serão beneficiados com as doações dos agricultores do oeste baiano. A iniciativa, que se insere na campanha S.O.S. Seca, promovida pelo Governo do Estado, faz parte da mobilização promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) para arrecadar, entre seus associados, grãos e subprodutos da alimentação animal.
Os lotes que seguiram para os municípios somam aproximadamente 350 mil quilos de torta de caroço de algodão. As sacas contêm 50 quilos de cada produto. O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, explica que a doação para os animais tem como objetivo evitar a erradicação de diversos rebanhos de pequenos produtores baianos, severamente afetados pela maior estiagem do estado em meio século.
“Para o sertanejo essa é uma doação importante porque os poucos animais que eles têm servem para a sua sobrevivência durante o ano. São desses animais que os pequenos criadores retiram o sustento da família”, afirmou.
Municípios
Os caminhões seguem para Juazeiro, Itaberaba, Senhor do Bonfim (distrito de Quicé), Marcionílio Souza, Glória, Maracás, Conceição do Coité, Uauá e Lafaiete Coutinho. Cada saca tem 50 quilos. A definição dos municípios beneficiados partiu do Comitê da Seca, do Governo do Estado.
De acordo com o presidente da Aiba, Walter Horita, já foram arrecadados mais de 500 mil quilos de grãos e a meta é alcançar em torno de um milhão de quilos. Ele explica que, antes mesmo da partida do comboio, doações emergenciais foram feitas por produtores associados.