Nova obra de recuperação hidroambiental entregue em Pompéu

18/02/2014 - 7:41

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou na última quinta-feira (13.02), na cidade de Pompéu (MG), a entrega de mais uma obra de recuperação hidroambiental financiada com recursos da cobrança pelo uso da água. Os serviços ocorreram ao longo de dez meses no Ribeirão Canabrava, importante afluente do Velho Chico na parte mineira da bacia, no Alto São Francisco.
Aproximadamente R$ 1 milhão foi investido pelo CBHSF na obra, que teve como eixo central o aumento da qualidade e quantidade da água. Foram realizados trabalhos de proteção das nascentes, conservação do solo, adequação e criação de lombadas em trechos de estradas, além de ações socioeducativas na mobilização dos moradores. A Prefeitura cedeu ao projeto o cascalhamento das estradas recuperadas, não previsto no escopo inicial da obra.
A solenidade de entrega ocorreu na Câmara Municipal, e contou com presença do vice-presidente do CBHSF, Wagner Soares Costa, do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco – CCR Alto, Márcio Tadeu Pedrosa; além dos membros do CBHSF Luciano Souza Lino, Lessandro Gabriel, Sílvia Freedman, Raquel Pereira e Marcelo de Deus. “É determinante que os municípios entendam a importância de se preservar os mananciais do rio São Francisco. Isso será de extrema importância para a qualidade da água e o abastecimento das cidades”, disse Wagner Costa, ao entregar oficialmente ao prefeito a obra finalizada.
Na oportunidade, o vice-presidente destacou o papel do CBHSF na política de recursos hídricos. “Nós, do Comitê do São Francisco, queremos que a população ribeirinha conheça o nosso trabalho, que é, acima de tudo, em prol de melhorias da bacia e da vida dos moradores que vivem às margens do rio”, destacou.
O prefeito do município, Joaquim Campos Reis, enalteceu o projeto do CBHSF. “Hoje já podemos constatar melhorias nas localidades contempladas com os serviços ambientais. Iremos manter isso, e queremos mais projetos como este na nossa região”, disse.
A cidade de Pompéu foi uma das contempladas com a elaboração dos planos municipais de saneamento básico que o CBHSF financiará com recursos da cobrança ainda este ano. “Estamos muito empolgados com esse PMSB. Será de grande importância para o município.”, finalizou.
Obras
Essa é a 13ª obra entregue pelo CBHSF, que, anteriormente, já havia realizado a cerimônia nas cidades de Guaraciama (MG), Pirapora (MG), Buritizeiro (MG), Morada Nova de Minas (MG), Paracatu (MG), Conselheiro Lafaiete (MG0, Morro do Chapéu (BA), Cocos (BA), São Desidério (BA), Curaçá (BA), Brejinho (PE), Arapiraca (AL). Aproximadamente, R$14,3 milhões estão sendo aplicados pelo CBHSF nessas obras, todas financiadas com recursos da cobrança. Outras nove obras seguem em plena execução nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF