Os municípios mineiros de Divinópolis, São Sebastião do Oeste e Carmo da Mata iniciam no próximo dia 5 de junho os serviços de recuperação hidroambiental na bacia do rio Itapecirica, afluente do rio São Francisco no Estado. As iniciativas ambientais integram a segunda leva de projetos que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vem implantando nos estados que compõem a bacia (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) com recursos originários da cobrança pelo uso da água.
Da primeira leva de projetos, 16 já se encontram finalizados e outros cinco em fase de execução. O Comitê investiu aproximadamente R$14, 3 milhões nessas primeiras ações. Na segunda remessa, o CBHSF irá aportar cerca de R$ 15 milhões em 25 novos projetos de mesma linha, e mais um na construção de uma adutora – captação de água – em território indígena, no estado de Alagoas.
Os serviços priorizam o controle de erosão e a proteção de nascentes de micro ou pequenas bacias, contribuindo assim para o aumento da qualidade e quantidade da águas de importantes mananciais do Velho Chico. As principais ações são a construção de curvas de nível, paliçadas, terraços e barraginhas para a contenção de águas pluviais; melhorias ecológicas nas estradas vicinais; recomposição vegetal; cercamento de nascentes, além da mobilização das comunidades em torno de iniciativas de educação ambiental.
Veja o convite para a oficina de implementação do projeto.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF