Poluição, baixo volume das águas e concessão de outorgas foram alguns dos temas debatidos pelos participantes da terceira consulta pública realizada na região do Alto São Francisco por iniciativa do Comitê do São Francisco, em parceria com a empresa Nemus. O evento aconteceu na ultima segunda-feira (23.03) em Belo Horizonte e integrou as atividades relacionadas com o processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco.
Três Marias e Pirapora foram os outros municípios que já sediaram os eventos. “Nesses momentos temos a oportunidade de aproveitar, ao máximo, para tirar todas duvidas sobra a atualização do plano e para sugerir melhorias para a bacia”, recomendou Wagner Soares, vice presidente do CBHSF, que fez a abertura do evento.
“É o inicio de uma longa caminhada e acreditamos que será um plano que atenda os anseios da população da bacia”, acrescentou a diretora geral da agência delegatária do Comitê, AGB Peixe Vivo, Célia Froes, também participante do evento.
“Precisamos refletir, profundamente, em promover educação ambiental e formação técnica para os agricultores e pequenos e médios produtores”, salientou o integrante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – Faemg, Guilherme Oliveira. Ele acredita que uma parceria governamental com órgão de ensino técnico pode ser uma das possibilidades para instruir os produtores a cuidarem da água e do solo com maior atenção e utilizando-se de técnicas ambientalmente corretas.
O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Marcio Pedrosa, avaliou a consulta como produtiva. Ele espera que a atualização do plano esteja a contento da população do rio. “É para isso que abrimos esse espaço de dialogo. Sabemos que os conflitos são muitos e o debate é o melhor caminho para se buscar melhorias para esta bacia tão plural”, disse.
Veja como foi a consulta pública nos outros municípios do Alto São Francisco:
Três Marias
Pirapora
Veja o calendário completo das ações para atualização do Plano de Bacia do Velho Chico.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF