Entre os dias 18 e 22 próximos, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, no município de Penedo (AL), o 4º Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Dentro da programação, será realizada a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, no dia 19 de novembro, segundo dia do evento. Na oportunidade, serão exibidos sete filmes, com duração máxima de sete minutos, todos relacionados com a questão ambiental e a problemática dos recursos hídricos, seguidos de debate.
O festival, coordenado pelo professor Sérgio Onofre, recebeu o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “Esse evento acontecia desde os anos 1970, mas acabou sem que se tivesse dado qualquer explicação à população e desde quando a Ufal começou seu processo de interiorização, com a instalação do campus na cidade, buscamos a retomada”, explica Onofre.
O coordenador-geral do festival pretende transformar o evento em uma mostra competitiva, em âmbito nacional. “Esse é um patrimônio de Penedo e não queremos mudar isso, mas ampliar esse trabalho”, explica Onofre. O evento reunirá, pela primeira vez em Alagoas, integrantes da Rede Nordeste de Cinema Universitário, além de espectadores, jovens realizadores e nomes reconhecidos do setor audiovisual brasileiro, em fórum de debates e mesas-redondas.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, avalia a iniciativa como positiva, no sentido de resgatar o patrimônio histórico e cultural representado tanto pelo município de Penedo, quanto pela região do Baixo São Francisco. “E o Comitê presta todo o apoio, porque isso também representa a gestão das águas. A gestão também envolve a dimensão cultural, através da qual se identifique o rio não como um canal, mas como um ecossistema”, ressalta Miranda.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF