O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promovem, nos dias 03 a 06 junho de 2018, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF), que tem a expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional.
O evento contará com a mesa redonda ‘Conservação, Biodiversidade e Requalificação Hidroambiental’, que abordará o contexto ambiental, social e político da bacia do Velho Chico. A mesa também discutirá ações políticas, conquistas e possíveis retrocessos, além das questões de recuperação e a requalificação ambiental considerando os modelos de uso e ocupação do solo.
O debate acontecerá no dia 05 de junho (terça – feira), às 10h, na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. E contará com a participação de Mônica dos Santos Marçal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gary John Brierley da University of Auckland, Antônio Cláudio Davide da Universidade Federal de Lavras e de Renato Garcia Rodrigues da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Palestrantes:
Antônio Claudio Davide é professor titular da Universidade Federal de Lavras e coordenador do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas do Alto São Francisco, tendo coordenado a elaboração do Plano de Desenvolvimento Florestal da Bacia do São Francisco.
Gary John Brierley é pesquisador especializado no uso da ciência em aplicações de gerenciamento (especialmente reabilitação e conservação de rios). Desenvolveu a ferramenta de pesquisa River Styles (www.riverstyles.com).
Mônica dos Santos Marçal é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do grupo de pesquisa em geomorfologia fluvial e ambiental (Geomorphos/UFRJ). Atualmente pesquisa a evolução e ajustes de canais fluviais nas áreas de serras e baixadas litorâneas no norte do estado do Rio de Janeiro.
Renato Garcia Rodrigues é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Coordenador técnico do Programa de Conservação da Fauna e Flora e do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas junto ao Projeto de Integração do Rio São Francisco e Ministério da Integração Nacional.
II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – com o tema central os “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”, o evento objetiva congregar cinco eixos temáticos: Governança, Qualidade e Quantidade da Água, Conservação e Recuperação Ambiental, Dimensão Social e Dimensão da Saúde na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional.
O II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju.
*Texto: Ohana Padilha