Os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais do Submédio e Baixo São Francisco, Cláudio Ademar e Anivaldo Miranda, respectivamente, e os membros das respectivas CCRs Elias Silva e Marcelo Ribeiro, receberam uma moção de agradecimento da Associação dos Produtores de Crédito de Carbono Social do Bioma Caatinga.
A ação, que prestigiou representantes de outras instituições, fez parte da comemoração dos dois anos da associação que tem suas ações voltadas para a sustentabilidade, a regeneração ambiental e o enfrentamento às mudanças climáticas. “Desse modo, a gente reconhece e agradece publicamente o valioso apoio e colaboração de diversas entidades e personalidades que contribuíram significativamente para o avanço de nossos projetos e iniciativas”, afirmou o presidente da Associação, Haroldo de Almeida.
O presidente da Associação explicou aqui que “a Associação considera a importância da preservação do bioma Caatinga e a promoção de práticas sustentáveis de desenvolvimento, a necessidade de ações integradas e colaborativas para o combate à desertificação e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas além do papel fundamental das instituições e indivíduos que, com seu compromisso e dedicação, têm impulsionado a agenda de créditos de carbono social e a valorização dos serviços ambientais da Caatinga”.
O coordenador da CCR Submédio, Cláudio Ademar, destacou as ações do CBHSF através da CCR na região mais afetada pela desertificação estando no Submédio São Francisco e agradeceu a parceria com a Associação. “Agradeço à Associação de Crédito de Carbono pela parceria estabelecida com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Na região do Submédio estamos construindo juntos propostas de políticas públicas que tragam o fortalecimento da agricultura familiar; respeitando a Caatinga, as plantas nativas, conservando o que tem e restaurando o que precisa ser restaurado, de forma que ganha o meio ambiente, ganham as comunidades e também o ganha o Velho Chico, buscando ainda trazer renda através do resgate do crédito de carbono para essas famílias”.
Membro do Comitê, um dos representantes da região do Pajeú, Elias Silva, pontuou sobre a importância das ações da Associação e parabenizou pelos dois anos de atuação. “Parabéns a todos da Associação de Crédito de Carbono. O presidente Haroldo é incansável na defesa da Caatinga e implantou essa iniciativa em Delmiro Gouveia integrando os municípios através do empreendedorismo, através da Associação que acredita na experiência exitosa e diferenciada para toda a região do Pajeú, Nordeste e a nossa Caatinga, vegetação única que nos dá uma lição de resiliência”.
Sobre a Associação
A associação é composta por pessoas que possuem áreas preservadas do bioma nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, além de técnicos atuantes em projetos de Crédito de Carbono Social. A Associação conta com o apoio do Lab de Economia Regenerativa do rio São Francisco, que está sendo estruturado na cidade de Paulo Afonso – BA.
Entre suas ações são realizados o levantamento do estoque de carbono das áreas preservadas dos associados; levantamento de áreas desmatadas para regeneração e a construção de um modelo colaborativo de gestão dos créditos de carbono e aplicação das receitas; entre outros.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Edson Oliveira