Na última quinta-feira (28) os membros da Diretoria Colegiada (DIREC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram em uma videoconferência para tratar de diversas pautas, entre elas a aprovação da memória da última reunião da DIREC que ocorreu em 21 de dezembro de 2020, a resolução que estabelece normas, procedimentos e critérios para o Processo Eleitoral Gestão 2021-2025, o edital do Processo Eleitoral CBHSF 2021, como também foi apresentada a resolução que autoriza a publicação do Edital de Chamamento para projetos de Saneamento, o status do TDR Barragens, além dos resultados preliminares do levantamento das captações no trecho incremental do rio São Francisco.
Após a aprovação da ata da última reunião da DIREC, o gerente de Projetos, Thiago Campos, e a coordenadora técnica, Jacqueline Evangelista, ambos da Agência Peixe Vivo, trouxeram para a reunião os informes acerca de dois Termos de Referência. “No primeiro TDR que mostramos nós informamos que deverá ser feito um levantamento da situação das barragens de rejeitos de mineração e industriais na bacia hidrográfica do rio São Francisco e o segundo TDR é relacionado a um levantamento aéreo das captações e lançamentos existentes na calha do rio São Francisco ao longo do trecho incremental que é o trecho entre Três Marias e Sobradinho”, explicou Thiago Campos.
A gerente de Integração da Agência Peixe Vivo, Rúbia Mansur, apresentou a minuta de resolução do processo Eleitoral 2021-2025 de forma detalhada para ajustes da Diretoria Colegiada, que aprovou a resolução.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, pontuou que a reunião foi importante para o cumprimento do calendário de 2021 do CBHSF. “Houve a aprovação da resolução que vai orientar todo processo eleitoral de renovação dos membros do Comitê. Discutimos também com a presença de um representante da Câmara Técnica de Planos, Projetos e Programas (CTPPP), o Márcio Tadeu, o edital que nós pretendemos lançar para a elaboração de projetos em relação ao saneamento básico. Essa pauta será trabalhada pelo Comitê com muito foco no atual plano plurianual que vai de 2021 a 2025. A discussão foi tranquila e o decisivo da reunião é que o calendário deste ano está sendo cumprido conforme planejado”.
Miranda reforçou a necessidade de todos analisarem os Termos de Referência para que, na próxima reunião em 26 de fevereiro, os membros tragam pontuações que achem pertinentes.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Edson Oliveira