Na manhã desta terça-feira (07) os membros da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participaram de mais uma capacitação media training e oficina de comunicação. O encontro, que aconteceu por videoconferência, foi dividido em três etapas que compreenderam o comportamento diante à imprensa e dicas para melhorar o desempenho enquanto porta-voz do Comitê; seguida por uma palestra sobre a revolução na comunicação e finalizada com um panorama sobre os tempos atuais de pandemia que exigem a realização de entrevistas pela internet.
A jornalista Melânia Costa, forma da também em letras, com foco em comunicação empresarial abordou sobre a atuação e a importância do papel dos porta-vozes do Comitê que são o presidente e vice-presidente e os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais. “O porta-voz da empresa deve observar diversos aspectos no relacionamento com a imprensa, já que esse papel envolve não só o conhecimento do assunto, mas também a sensibilidade, a serenidade com que lida com as situações, entre outros aspectos”. No processo de construção de relacionamento com a mídia, a especialista destacou a importância de tornar, através dessas ações, a marca admirável.
Já o publicitário Maurilo Andreas palestrou sobre a evolução da comunicação com a potencialização das redes sociais. Destacou a rapidez com que o ‘local’ pode virar ‘global’, ou seja, o que se chama ‘viralizar’ na internet. O publicitário enfatizou a importância de tornar a comunicação mais humana e próxima, já que ela é feita de histórias e de pessoas.
O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Lima destacou a importância do media training para aprimorar o conhecimento sobre as novas tecnologias. “O media training realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é mais uma ação importante porque, principalmente nesse período, precisamos cada vez mais utilizar as tecnologias de informação para nos aproximar, e a capacitação possibilita que possamos utilizá-las de forma mais eficiente, aprimorando essa capacidade. Além disso, como não sabemos o período que voltaremos às atividades presenciais, então é importante que essa capacitação seja feita nos possibilitando integração durante esse período de isolamento”.
Sem esquecer o momento atípico que o mundo tem passado com o novo coronavírus, a jornalista Mariana Zande apresentou técnicas e conceitos sobre as novas formas de conceder entrevistas e de participar de reuniões. “Muita coisa mudou e a comunicação também precisou se adaptar,já que boa parte das entrevistas e reuniões também acontecem de forma virtual, por isso é preciso entender como as ferramentas que já estavam disponíveis podem nos auxiliar nesse momento”, afirmou.
Para o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, “o media training foi extremamente importante, principalmente para nós do Comitê que tratamos com mídias sociais o tempo todo. E hoje o assunto foi voltado para as novas plataformas sociais, às quais, nessa época de pandemia, precisamos nos adaptar para tratar dos diversos assuntos inerentes ao Comitê de forma mais moderna e rápida. Foi um treinamento com profissionais excepcionais onde tivemos todas as informações e atualizações, para que nós que somos os porta-vozes, possamos fazer uma comunicação ainda mais eficiente a cada dia”, finalizou.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante