Em reunião realizada nesta sexta-feira (20) na sede da Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro (BA), foi batido o martelo e Juazeiro, no norte baiano, será o palco principal no Submédio São Francisco da 13ª edição da Campanha “Eu viro Carranca pra defender o Velho Chico”. O evento está confirmado para o dia 03 de junho, data em que se celebra o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.
A escolha de Juazeiro, decidida por votação dos membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, onde disputou com a cidade de Sobradinho, reforça o papel estratégico da cidade na mobilização pela preservação do bioma e na conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos.
O encontro serviu para alinhar o primeiro contato com o município viabilizando detalhes logísticos e a programação da campanha. De acordo com o coordenador da CCR Submédio SF, Elias Silva, “este primeiro encontro foi muito produtivo. Pudemos sentir a empolgação e a vontade do município em fazer um Vire Carranca diferente. O que me deixou mais contente foi que mesmo sem saber o tema da campanha, a prefeitura já demonstrou que quer fazer uma campanha de integração com a comunidade local e ribeirinha. Agora, vamos realizar outras reuniões de planejamento para que possamos realizar um grande evento na nossa região”
Além do coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Submédio São Francisco, Thaís Guimarães, a reunião contou com as presenças de Thaís Guimarães, professora da Universidade de Pernambuco (UPE) e membro da CCR, de Mirella Luisa Costa Silva, advogada da Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro, de Marcos Ricardo Barbosa, gerente de Meio Ambiente do município e de Alisson Lira, membro do Comitê da Bacia do Rio Pajeú e vice-presidente do Centro Cactos.
O Significado da Campanha
A campanha “Eu viro Carranca” é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e já se tornou um símbolo de resistência e cuidado com o rio. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e do poder público para a necessidade urgente de revitalização e proteção das águas que sustentam o Nordeste brasileiro.

Agenda Codevasf
Ainda cumprindo a agenda desta sexta-feira, o coordenador da CCR São Francisco, Elias Silva, participou de reunião na Codevasf para discutir a construção de uma metodologia de articulação com o Conselho Gestor da Eletrobras.
A pauta tratou das ações de saneamento aprovadas na Resolução nº 04, que contemplam diversos municípios da Bacia do Rio São Francisco, com destaque para a região do Submédio.
Durante o encontro, foram apresentados os projetos em andamento, e o Comitê colocou-se à disposição para apoiar, no que for necessário, a fim de contribuir para a agilidade e efetivação das ações de saneamento previstas no escopo da Codevasf.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social