Em continuidade ao processo para atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco, o município baiano de Irecê sediou na última segunda-feira (13.04) a primeira reunião do ciclo de consultas públicas previstas para a região do Médio São Francisco. O encontro discutiu, principalmente, a problemática da degradação em torno dos rios Verde e Jacaré, importantes afluentes do rio São Francisco na região.
Segundo o membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Ednaldo Campos, a discussão foi de altíssimo nível pois conseguiu levantar uma série de problemas que afetam há anos a região. “Fizemos um bom panorama da realidade das nossas águas. Conseguimos reunir especialistas de diferentes órgãos ambientais, além da sociedade ribeirinha. Debatemos importantes temas como a desertificação dos rios locais, o excessivo número de poços artesianos sem cadastramento, as adutoras e barragens que vêm comprometendo a qualidade da água”, disse.
Na tarde de hoje (15.04), foi a vez da cidade de Ibotirama (BA) receber a consulta pública do Plano. Amanhã (16.04), a cidade de Caetité (BA) promove a oficina setorial voltada para o setor de agricultura. Já no próximo dia 17, Carinhanha, no oeste da Bahia, realiza a última consulta pública do Médio São Francisco.
Confira abaixo os locais e horários dos eventos:
Convite Caetité
Convite Carinhanha
Veja o calendário completo das ações para atualização do Plano de Bacia do Velho Chico.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF