A redução das vazões defluentes das barragens de Sobradinho e Xingó, bem como as perspectivas para o armazenamento de água em Sobradinho até novembro próximo serão discutidos em Brasília (DF) na próxima terça-feira (30.4) no âmbito do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio São Francisco – GTOSF.
O grupo foi criado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF em maio de 2008, com a finalidade de analisar e propor encaminhamentos para as questões relacionadas com as operações das barragens e os usos múltiplos da água do rio. A última reunião, ocorrida no final de janeiro, tratou da evolução da situação dos reservatórios no período úmido, entre novembro e março, quando não ocorreram chuvas na intensidade esperada. A próxima reunião avaliará o período atual, que se estende até novembro.
Da pauta da reunião constam uma apresentação do Operador Nacional do Sistema – ONS sobre “Análise da evolução do armazenamento da UHE Sobradinho – período de março a novembro 2013″, seguida da apresentação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF sobre “Redução da restrição de defluência de Sobradinho e Xingó de 1.300 m3/s para 1.100 m3/s”.
O Comitê do São Francisco, por meio de seus dirigentes, fará um relato sobre a reunião ocorrida na sede da Agência Nacional de Águas – ANA no último dia 21 de março, com a participação de representantes do setor elétrico, e os posteriores encaminhamentos relacionados com a redução temporária da restrição de vazão mínima.
A reunião do GTOSF acontecerá na sala de reuniões do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira – AEB, com início previsto para as 14 horas e encerramento às 17:30 hs.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF