O segundo e último dia da reunião do Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT), que integra a estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, contou com novas apresentações de relatórios sobre as consultas públicas realizadas na bacia. O encontro, realizado nesta terça-feira (5 de abril) no hotel Atlantic Suítes, em Maceió (AL), contou com a participação de representantes dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Agência Nacional de Águas (ANA), da agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo, além dos membros do GAT.
O consultor Pedro Bettencourt, da empresa Nemus, contratada para realizar o trabalho de atualização do Plano de Bacia do Velho Chico, exibiu os resultados colhidos a partir da realização das consultas e audiências públicas nas quatro regiões fisiográficas do São Francisco. Essa etapa do plano foi realizada para envolver a comunidade inserida na bacia e colher opiniões de usuários e poder público com vistas à construção do documento decenal.
Ainda na reunião desta terça-feira, também houve apresentação do relatório 6 do Plano, intitulado “Plano de Metas, Ações Prioritárias e Investimentos”, no qual indica relevância e urgência em metas diversas para a manutenção e preservação do chamado Rio da Integração Nacional. A coordenadora do GAT, Regina Greco, avaliou o encontro como sendo de grande relevância. “Porque avança na construção conjunta do texto conclusivo do documento”, explica ela.
O Plano de Recursos Hídricos está sendo construído para ter validade pelos próximos dez anos e deverá estar finalizado até o final do ano. Nova rodada de discussões sobre o documento deverá acontecer nos dias 26 e 27 de maio, em Belo Horizonte (MG).
ASCOM – Assessoria de Imprensa do CBHSF