GACG se reuniu pela segunda vez em Brasília

21/02/2019 - 10:02


Com a presença do vice-presidente, integrantes se encontraram com a Comissão de Avaliação de Contratos de Gestão da Agência Nacional das Águas.


O vice-presidente e membros do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estiveram reunidos nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, na sede da Agência Nacional das Águas (ANA), em Brasília (DF). Os integrantes tiveram um encontro com a Comissão de Avaliação dos Contratos de Gestão (CAv), formada por servidores designados pelo órgão regulador.

Participaram do encontro o vice-presidente do CBHSF, José Maciel Oliveira, o coordenador do GACG, Luiz Alberto Rodrigues Dourado, e os integrantes William Bertozzi Dornas, da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Alto São Francisco, Anselmo Barbosa Caires, da CCR Médio São Francisco, Almacks Luiz Silva, da CCR Submédio São Francisco, e Luiz Roberto Porto Farias, da CCR Baixo São Francisco. A diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, participou da reunião por videoconferência, a partir da sede da entidade, em Belo Horizonte (MG).

O coordenador da CAv, Osman Fernandes da Silva, e colaboradores também participaram do encontro. Anualmente a CAv avalia os indicadores do contrato de gestão firmado entre o CBHSF e a entidade delegatária (Agência Peixe Vivo). São analisadas as metas previstas e o que foi executado. O CBHSF cumpriu, de forma geral, as metas. Principalmente o indicador de cobrança pelo uso dos recurso hídricos e o índice de desembolso anual.

O Comitê também superou as metas de disponibilização de informações. “Nós começamos com a meta de índice de desembolso lá em baixo, em 16%. Hoje, superamos 82% de desembolso de recursos arrecadados. É importante destacar que o Comitê, junto com a Agência Peixe Vivo, tenha evoluído muito com relação a isso”, celebra Oliveira.

Na terça-feira, 19 de fevereiro, o GACG se reuniu para comentar o relatório produzido pela CAv, que analisou cinco indicadores: disponibilização de informações, planejamento e gestão, cobrança pelo uso dos recursos hídricos, acompanhamento dos investimentos e reconhecimento social pelos membros do CBHSF.

Está previsto para o mês de março um novo encontro para que a CAv apresente as conclusões finais.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e fotos: Iara Vidal