GACG debate sobre o futuro do contrato de gestão

19/02/2015 - 12:30

Reunidos em Brasília (DF) no ultimo dia 12 de fevereiro, os membros do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão – GACG do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF discutiram melhorias hidroambientais para o Velho Chico acerca da gestão dos recursos arrecadados pela cobrança do uso das águas do rio. O foco do encontro foi o Contrato de Gestão nº 014/2010 firmado entre Agência Nacional de Águas – ANA e a agência de bacias AGB Peixe Vivo para atendimento ao CBHSF.
A reunião que foi conduzida pelo secretario do Comitê, José Maciel Nunes de Oliveira, e pelo coordenador do GACG, Luiz Alberto Rodrigues Dourado, foi bastante produtiva. Na oportunidade, o secretario do Comitê informou que precisa de maiores informações por parte da Agencia Nacional de Águas sobre os procedimentos para a renovação ou elaboração de um novo contrato de gestão. E que, posteriormente, o Comitê solicitará, mais uma vez, tal informação para a ANA. O contrato de gestão atual que atende ao Comitê fica em vigor até dezembro de 2015.
Na reunião, houve ainda a apresentação do manual de procedimentos da AGB para atender aos membros do Comitê do São Francisco. Pensando em melhorias no atendimento ao CBHSF, o manual, que tem a sua última versão datada do ano de 2003, “será atualizado e, posteriormente, haverá ampla divulgação para os membros das Câmaras Consultivas Regionais do colegiado”, informou o coordenador do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão, Luiz Dourado.
O GACG já tem a sua próxima reunião agendada para os dias 05 e 06 de março de 2015. No encontro, que acontecerá em Maceió (AL), serão analisadas as informações sobre a execução físico-financeira das ações contidas no Plano de Aplicação Plurianual – PAP (2013-2015), para posterior elaboração de Relatório a ser enviado à Câmara Técnica de Planos Programas e Projetos – CTPPP do Comitê. Esse relatório servirá de subsídio para a elaboração do próximo plano (2016-2018).
Participaram também da reunião, em Brasília, os integrantes do GACG Josias Gomes Ribeiro Filho e Almacks Luiz da Silva, além das diretoras da AGB Peixe Vivo, Célia Fróes e Ana Cristina da Silveira.
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF