O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, reuniu-se nesta terça-feira (15 de maio) no escritório do colegiado, em Maceió, com o representante da Fundação Casa do Penedo, Fernando Vinícius, para discutir uma possível parceria com a instituição, que é considerada a guardiã das tradições, das riquezas e herança cultural do Baixo São Francisco. A entidade, localizada no município alagoano de Penedo, deverá promover um seminário no próximo mês de julho e busca o apoio do colegiado com vistas a formalizar uma parceria para fortalecer o trabalho da instituição.
Para a realização do seminário, Fernando Vinícius adiantou que está mantendo contato com diversos atores ligados ao chamado rio da integração nacional, a exemplo de governos estaduais, especialmente o de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), entre outros. “Nosso objetivo é transformar a Fundação em um centro que reúna os diversos aspectos relacionados ao São Francisco, como os aspectos documental e artístico, entre outros”, explicou ele.
A proposta foi bem aceita pelo presidente do CBHSF, que destacou o interesse do colegiado em apoiar iniciativas voltadas para aspectos culturais. “É interesse do Comitê apoiar instituições que são capazes de realizar a gestão e manutenção de projetos com aspecto cultural e documental, daí o interesse em firmar uma pareceria com a entidade”, afirmou Miranda, que convidou o representante da Fundação para participar do II Simpósio de Pesquisadores da Bacia do São Francisco, evento que acontece no início de junho, em Aracaju (SE).
Ficou definido que a Fundação Casa do Penedo deverá formalizar a proposta para, se aprovado, formalizar um termo de parceria com o CBHSF.
*Texto: Delane Barros
*Foto: Delane Barros