Uma crise hídrica que já pode ser considerada a pior em 100 anos, aliada a uma má gestão dos recursos hídricos do país, fez com que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) organizasse uma mesa redonda intitulada Situação Hidrológica na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no dia 9 de dezembro (quarta-feira), em Salvador (BA). O debate terá início às 15 horas, no Hotel Catussaba, no bairro de Stella Maris.
Estarão presentes o gerente executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Saulo Jose Nascimento Cisneiros; o gerente de planejamento energético da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Marcelo de Deus; o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), José Ailton de Lima; além de técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e do próprio Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
A discussão busca encontrar alternativas de enfrentamento da escassez hídrica, que hoje compromete não só o abastecimento humano, mas também setores da economia (como agricultura, pesca e navegação) e a qualidade da água da bacia. Uma das preocupações dos especialistas é a barragem de Sobradinho, na Bahia, que na última semana alcançou o nível mais baixo de sua história, com apenas 1,1% de volume útil, podendo vir a comprometer a geração de energia de toda a região Nordeste.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF