A empresa Embaúba Ambiental reuniu proprietários de terras, agricultores e outros segmentos no município de Arapiraca (AL), na tarde desta quarta-feira (28 de novembro), no Planetário da cidade, para apresentar o diagnóstico de nascentes na bacia hidrográfica do Rio Perucaba. O trabalho é financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com vistas a garantir mais quantidade e qualidade da água que alimenta o chamado rio da integração nacional.
A equipe técnica da empresa apresentou relatório referente às nascentes identificadas, no total de 158, a indicação do material a ser utilizado para garantir a preservação e manutenção das mesmas, qual a melhor vegetação e a condição de cada nascente identificada.
A bacia do Rio Perucaba banha os municípios alagoanos de Girau do Ponciano, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Igreja Nova e Penedo. E o resultado encontrado foi pouco animador. “Muitas dessas nascentes estão muito degradadas”, informou a engenheira ambiental Andressa Bueno, da empresa Embaúba, contratada por licitação para fazer o levantamento. “É importante a adesão de toda a comunidade para garantir a quantidade e qualidade de água na bacia do Perucaba”, finalizou Andressa.
Os membro do CBHSF, coordenador da Câmara Técnica Legal e Institucional, Roberto Farias, e o geógrafo e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Melchior Carlos do Nascimento acompanharam a reunião. Melchior apresentou questionamentos quanto à execução do trabalho e a próxima etapa da intervenção, que é a execução dos serviços de recuperação. “A indicação para a escolha das mudas foi acertada”, parabenizou. Ele também ressaltou o papel social e ambiental quando se trata de recuperação de nascentes.
O engenheiro Pedro Lucas Cosmo representou a Prefeitura de Arapiraca na reunião. “Quero parabenizar essa iniciativa do Comitê do Rio São Francisco, porque representa um imenso impacto positivamente, tanto para os municípios, quanto para a população”, afirmou.
Desde o início da semana, a empresa realiza a apresentação do diagnóstico de nascentes em cada um dos sete municípios da bacia do Perucaba e na próxima sexta-feira (30) fará a apresentação durante reunião da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, em Penedo.
*Fonte: Delane Barros
*Texto: Delane Barros