Em Correntina (BA), CCR Médio São Francisco visita obras de requalificação ambiental na bacia do Rio Corrente

16/07/2025 - 17:59

Na manhã da última quinta (10), o coordenador da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco, Ednaldo Campos, esteve em Correntina (BA) para visitar as obras de requalificação ambiental na bacia do Rio Corrente, pertencente à bacia do São Francisco. Na oportunidade, Ednaldo foi acompanhado pelo diretor de Meio Ambiente do município, Gilhard Freire, o fiscal da Secretaria de Meio Ambiente de Correntina, Tarcísio Neves, o engenheiro da Aplicar Engenharia, executora do projeto, Thiago Aguiar, e o engenheiro ambiental Pedro Lucas Cosmo, da Gama Engenharia, responsável pela fiscalização da obra.


Durante a visita técnica, a equipe pode verificar algumas intervenções que estão em andamento, tais como: 1 – a construção de paliçadas, que têm um papel fundamental na mitigação do processo erosivo, a fim de conter e estabilizar o solo, e assim reduzir o risco de deslizamento de terra e evitar o assoreamento dos corpos hídricos, além de criar barreiras que reduzem a velocidade da enxurrada, o que facilita a infiltração da água, contribuindo para a recarga de aquíferos e a manutenção do fluxo hídrico; 2 – cercamento: o grupo pode constatar que dos 22 quilômetros previstos, 13 já foram executados, o que tem como propósito impedir que animais acessem áreas em recuperação, uma vez que o pisoteio excessivo compacta o solo e dificulta a infiltração da água e o crescimento da vegetação nativa em regeneração. É importante mencionar, também, que o cercamento é vital para proteger Áreas de Preservação Permanente (APPs), como as margens de rios e nascentes, o que assegura o restabelecimento da mata ciliar. 3 – a construção de barraginhas: trata-se de uma técnica de captação e armazenamento de água da chuva que visa reter a água no solo e aumentar sua disponibilidade para a vegetação e o lençol freático. Consiste em pequenas bacias escavadas no solo, posicionadas estrategicamente em áreas de baixada ou em linhas de enxurrada. Elas são projetadas para interceptar e armazenar o escoamento superficial da água da chuva antes que ela se perca por erosão ou escorra para locais indesejados.


Veja mais fotos:


Ao final da visita em campo, a equipe realizou uma reunião virtual com coordenadores técnicos da Agência Peixe Vivo, a fim de que alguns pontos fossem alinhados. O projeto de requalificação ambiental na bacia do Rio Corrente é uma iniciativa do CBHSF e prevê um orçamento aproximado de R$ 1,7 milhão, com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na bacia hidrográfica do Rio São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes