Foi aberta nesta manhã de quinta-feira, 19/05, na capital sergipana, a XXIX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A mesa de abertura contou com a presença de representantes da diretoria do colegiado e de órgãos de meio ambiente, como a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO). Os pronunciamentos destacaram os grandes desafios que a bacia tem enfrentado e os avanços conquistados pela ação do Comitê de bacia, em articulação com o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil organizada.
“Nossa participação tem sido permanente junto ao trabalho do Comitê, em diálogo com a ANA e demais instâncias, discutindo alternativas para enfrentar a crise hídrica, especialmente após a criação do Grupo de Trabalho São Francisco que vem se debruçando nas questões da sustentabilidade hídrica, garantindo o futuro da bacia do São Francisco”, destacou Ailton Rocha, superintendente de Recursos Hídricos do Governo de Sergipe, que na ocasião representou o governador do estado, Jackson Barreto de Lima.
O presidente, Anivaldo Miranda, destacou a importância de aprofundar as discussões sobre o impacto da redução da vazão, e ressaltou que a bacia do São Francisco possui outros desafios de mesma relevância. “É fundamental que esse colegiado possa ampliar as discussões sobre as novas matrizes energéticas, as fontes sustentáveis, as questões relacionadas à qualidade da água, ao saneamento da bacia e à revitalização de todo esse território que sofreu anos e anos de mãos tratos e grave degradação”.
Reunindo mais de 60 membros, que representam os diferentes usuários das águas do Velho Chico, a XXIX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) acontece até amanhã, 20 de maio, no Hotel Quality, Aracaju.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF