
50ª e 51ª Plenárias Extraordinárias foram realizadas, nesta semana, em Belo Horizonte (MG) e contaram com balanço da gestão 201/2025 e eleição e posse da nova composição do Colegiado para os próximos quatro anos. Outros temas também foram discutidos
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou, em Belo Horizonte (MG), as 50ª e 51ª Plenárias Extraordinárias, que marcaram a eleição e posse da nova Diretoria Colegiada para o mandato 2025/2029. Cláudio Ademar, ex-coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, foi eleito presidente, tendo Altino Rodrigues Neto como vice e Rosa Cecília como secretária.
Além da Diretoria Executiva, também foram definidos os coordenadores e secretários das quatro Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), que, junto com a Executiva, formam a nova Diretoria Colegiada:
- CCR Alto São Francisco: Coordenador – Adson Ribeiro; Secretário – José Valter Alves
- CCR Médio São Francisco: Coordenador – Cláudio Pereira; Secretário – Anselmo Cayres
- CCR Submédio São Francisco: Coordenador – Elias Silva; Secretário – Wilson Simonal
- CCR Baixo São Francisco: Coordenador – Maciel Oliveira; Secretário – Mario Leo
Balanço e prestação de contas
A plenária também foi marcada pelo encerramento da gestão 2021/2025. O então presidente, Maciel Oliveira, destacou conquistas como a entrega de 116 Planos Municipais de Saneamento, investimentos em capacitação de irrigantes, ações de requalificação ambiental, projetos de esgotamento sanitário, o sistema de abastecimento de água da aldeia Kariri-Xocó e a campanha anual “Vire Carranca”. Um dos principais avanços foi a aprovação de R$ 840 milhões do Fundo Eletrobrás para 61 projetos na bacia, considerado um marco histórico.
Outro ponto de destaque foi a conclusão do processo de mediação do Conflito pelo Uso da Água nº 01/2024, referente às variações de vazão no reservatório de Xingó, que impactam comunidades ribeirinhas e ecossistemas do Baixo São Francisco. Foram propostas soluções como acordo técnico e plano de comunicação.
Os debates também incluíram a participação do CBHSF na COP 30, em Belém (PA), e no Encontro Nacional de Comitês de Bacias (Encob 2025). Cada CCR apresentou seu balanço, ressaltando projetos de saneamento, abastecimento e requalificação ambiental em diversas regiões.
Acesse o Flickr Oficial do CBHSF e confira todas as fotos das duas Plenárias:
L Plenária Extraordinária (16/09/2025)
LI Plenária Extraordinária (Plenária Eleitoral – 17/09/2025)
Primeiras palavras da nova diretoria
A nova diretoria assumiu compromisso com a integração e a representatividade. “Buscamos representar aqui a unidade desta bacia. A palavra de ordem é integração, e ela fica evidente nessa chapa que apresentamos hoje, porém, para ‘integrar’ na prática, precisaremos de união e contamos com todos vocês neste caminhar”, apontou Altino Rodrigues.
Rosa Cecília destacou a união em prol da gestão das águas do Velho Chico. “Entendemos que o rio apresenta uma enorme diversidade, uma pluralidade de pessoas, de biomas, e nós, juntos, temos o papel de representar esta bacia. Temos que dar as mãos e unir esforços, somos água, este comitê precisa estar unido! Essa união fará com que tudo que estamos almejando para este território seja realidade”.
“Passada a eleição, o momento agora é de uma gestão conjunta e responsável. Desde já, me coloco aberto a todas as discussões, quero ouvir as propostas, queremos dialogar com todo o povo desta bacia, com os Governos Estaduais e com o Governo Federal. Queremos uma gestão participativa, que dialoga com toda a bacia e fortalece o reconhecimento do Rio São Francisco em nível nacional e internacional”, afirmou o presidente eleito, Cláudio Ademar.
Altino Rodrigues Neto (esq.), Rosa Cecília (cen) e Cláudio Ademar (dir.) formam nova Diretoria Executiva do CBHSF
Já no YouTube do Comitê, você confere as transmissões ao vivo dos dois dias de reuniões:
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Arthur de Viveiros
*Fotos: Fernando Piancastelli