As equipes estão fazendo visitas a escolas públicas dos municípios para o desenvolvimento de ações para mais de 1.800 alunos do ensino fundamental, com palestras e apresentação de teatro de marionetes, em que serão lembradas as consequências do desperdício de água, da produção excessiva de lixo e do despejo de esgoto sem tratamento direto nos rios.
Com o intuito de fomentar entre os mais jovens uma cultura de preservação e convivência mais harmônica com o meio ambiente, a ação vai alcançar mais de mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas dos municípios de Buritizeiros, Guarda Mor, João Pinheiro, Lagoa Grande, Presidente Olegário e Vazante.
As ações, desenvolvidas por servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad,) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima), contam com direcionamentos específicos à faixa etária dos alunos.
“Para as crianças do 1º ao 6º, a ação se inicia com uma palestra sobre educação sanitária e finaliza com um teatro de fantoches. Já os alunos do 6º ao 9º participam de uma peça de teatro interativa. Ao final das apresentações, são distribuídos materiais educativos”, conta Luiza Marilac Froes, coordenadora de Educação Ambiental da FPI e servidora da Semad.
A novidade desta fase da FPI é justamente a inclusão de estudantes pré-adolescentes.
De acordo com Rodrigo Cordeiro, servidor do Ibama, a palestra destinada a esse público foi estruturada sob a forma de teatro espontâneo para desenvolver a consciência ambiental nos alunos de forma lúdica e concreta, aproximando-os da sua realidade de vida e colocando-os como protagonistas da apresentação. Essa dinâmica também incentiva a participação e senso quanto à realidade em que vivem.
A apresentação
O trabalho dirigido aos pré-adolescentes é realizado através de dois personagens: João Rancatoco, o irmão degradador do ambiente, e Zé Curió, o irmão preservacionista. No decorrer da apresentação, Curió pede ajuda aos alunos para ajudá-lo a convencer Rancatoco quanto à importância da preservação e do desenvolvimento sustentável, e, nesse percurso, são trabalhados todos os temas integrados ao eixo condutor.
Ao final, os apresentadores retiram a caracterização dos personagens e se apresentam como servidores do Ibama, salientando que, “embora tenhamos abordado os temas de forma lúdica, elas constituem questões sérias e importantes para nossas vidas. Ato contínuo, retomamos todos os temas, em uma palestra tradicional, integrando-os e demonstrando o ciclo biológico em toda a sua amplitude e destacando a importância de cada um dos seus componentes para manutenção da vida na Terra”, explica Rodrigo Cordeiro.
Para o coordenador-geral da FPI Minas, Sérgio de Almeida Cipriano, “o trabalho das equipes de Educação Ambiental é fundamental para os propósitos da FPI, porque promove a conscientização, contribuindo para que danos ambientais não ocorram no futuro. Além disso, esse tipo de público tem uma importância fundamental na propagação das mensagens, porque as leva para o ambiente familiar de maneira totalmente sincera e desprovida de pré-conceitos”.
A FPI está sendo realizada em oito municípios da Região Noroeste de Minas Gerais (Bonfinópolis de Minas, Buritizeiro, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Presidente Olegário e Vazante) por mais de 150 agentes de 14 órgãos públicos federais e estaduais.
A atuação da FPI Minas, atividade de caráter continuado e permanente, teve início em 2017 na região norte do Estado e prosseguiu este ano na região noroeste. Nas duas etapas, foram realizadas ações de educação ambiental, com públicos que, somados, já ultrapassaram quatro mil alunos.
*Fotos: MPF/MG