Encontros foram realizados na sede da Agência Peixe Vivo. Membros da Direx deliberaram e se reuniram com representantes do Conselho de Administração da APV
Nesta terça-feira (28), os membros da Diretoria Executiva (Direx) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participaram de duas reuniões ao longo do dia, na capital mineira. O primeiro encontro foi reservado apenas para a Direx. Já em um segundo momento, os componentes do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo (APV), entidade delegatária do Colegiado, também participaram.
O presidente do CBHSF, Cláudio Ademar, o vice-presidente, Altino Rodrigues Neto, e a secretária executiva, Rosa Cecília, representaram o Comitê. Já a APV foi representada pela diretora-geral, Rúbia Mansur, pela gerente de Integração, Ohany Vasconcelos, e pelo analista, Maurício Oliveira. Cláudio abriu os trabalhos ressaltando a importância do alinhamento entre a Direx e a APV, momento que foi endossado por Altino.
Na sequência, Cláudio apresentou as impressões a respeito das reuniões que ocorreram na última semana, em Brasília, tanto com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), quanto com o embaixador Laudemar Aguiar. Segundo ele, os encontros foram positivos, principalmente no que tange à busca por novos recursos, inclusive, internacionais, para o Comitê.
“Esta diretoria quer buscar, de forma descentralizada e participativa, o apoio de órgãos nacionais e internacionais, para que possamos avançar com celeridade. Precisamos levar propostas objetivas e concretas a órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por exemplo, que disponibiliza o recurso, mas precisamos apresentar um planejamento completo e robusto”, apontou o presidente, que ainda reforçou a importância da parceria junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA). Rúbia Mansur reforçou a fala de Cláudio, destacando a importância da consolidação de uma sólida carteira de projetos do Comitê.
Na sequência, os gestores deliberaram a respeito das próximas datas e logística de eventos e reuniões, tanto da Direx, quanto do próprio Comitê. Os membros da Direx e os representantes da APV também teceram discussões acerca de estratégias de comunicação e de capacitação de membros do colegiado, ligada, principalmente, à realização de media trainings. Além disso, deliberações sobre a programação da próxima plenária do Comitê, a ser realizada em dezembro, também foram pauta.
A manhã contou ainda com outras deliberações:
- Indicação de Cláudio Ademar para representação do CBHSF, junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH)
- Indicação de Altino Rodrigues como representante do CBHSF no Grupo de Trabalho de Revitalização, do CNRH
- Ajustes na minuta de composição do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG), que dispõe sobre a indicação de cada Câmara Consultiva Regional (CCR), que passa, com a decisão, a ser referendada pela Direx
- Aprovação de uma nova minuta que passa a nortear os critérios e cronograma para formação e funcionamento das Câmaras Técnicas da atual gestão
- Discussão sobre custeio da participação de membros suplentes nas reuniões das CCRs
- Discussão sobre o papel do CBHSF na articulação a respeito da Hidrovia do São Francisco, junto ao MIDR/Eletrobrás
- Reformulação da premiação anual do CBHSF, que passa a se chamar ‘Comenda Velho Chico’
Veja mais fotos:
Reunião junto ao Conselho de Administração da APV
Gustavo Simões, presidente interino do Conselho de Administração da APV, Valter Vilela, presidente do CBH Rio das Velhas, e Ana Luísa Ferreira, representante da ONG Ímpar, representaram o organismo na reunião. O encontro foi um momento em que a nova diretoria pôde conhecer a composição e o funcionamento do Conselho.
“Pretendo construir uma relação saudável com a APV e com seu Conselho, conheço essa casa há nove anos, e quero manter sempre o respeito e a cordialidade no nosso trato, como sempre foi. Devemos caminhar juntos, o que vai fortalecer a política dos dois lados! Agência forte é Comitê forte, e vice-versa”, reforçou o presidente. Altino seguiu. “Outro ponto importantíssimo, buscar fontes alternativas de financiamento é fundamental, ainda mais neste momento, em que temos que pensar cada recurso de forma muito estratégica. Vejo que o conselho também está empenhado nesse sentido”.
Rúbia Mansur ressaltou a pluralidade da composição do Conselho. “O Conselho de Administração é um organismo plural, composto por membros do CBHSF e de outros Comitês de Bacias, o que é um ponto essencial e uma grande vantagem. A ideia deste organismo é fortalecer a Assembleia Geral, a gestão da APV em si. Quem está aqui quer, de fato, somar e contribuir com este fortalecimento, da gestão e da governança desta agência de bacia”.
“Estou há dois anos na presidência deste Conselho e fico muito feliz com a posição do presidente, queremos essa mesma aproximação, este mesmo trabalho conjunto. Além disso, assim como vocês, queremos buscar fontes diversificadas de investimento, não dependendo apenas da Cobrança pelo Uso da Água, já que a inadimplência é um problema sério atualmente”, pontuou Gustavo Simões.
Encerrando o encontro, os membros da Direx discutiram assuntos gerais, inclusive sobre o custeio da logística de membros titulares e suplentes para participação em reuniões e câmaras técnicas do colegiado. “Dia extremamente produtivo, todos puderam apresentar suas ideias durante as deliberações. Quero agradecer demais à Rosa, ao Altino, estamos muito alinhados e sempre tratando de forma respeitosa, aproveito para agradecer também à APV, pela dedicação”, pontuou Cláudio Ademar.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Arthur de Viveiros
*Fotos: Arthur de Viveiros