Direc se reúne em Pirapora

24/10/2018 - 8:48


A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê de Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF) reuniu-se nesta terça-feira (23), no hotel Canoeiros, em Pirapora. A reunião foi realizada estrategicamente, em dia anterior ao terceiro encontro da série que trata da prevenção de desastres naturais por enchentes que acontecem historicamente no período chuvoso que se inicia agora e vai até março de 2019, devido principalmente à ocupação irregular de áreas inundáveis na calha do rio São Francisco.
Na pauta, os membros da Direc discutiram e deliberaram sobre a entrega de Planos do Saneamento Básico (PMSB), elaborados com recursos da cobrança pelo uso da água, para os municípios de Matias Cardoso, São Romão, Ponto Chique e Jaíba. Ficou definido que os produtos integrantes dos PMSBs serão entregues em reunião do CBH Verde Grande a ser realizada no dia 6 de novembro, na Câmara de Vereadores de Jaíba.
Os membros da DIREC, dedicaram esforços no planejamento da pauta da plenária do CBHSF que será realizada em Montes Claros/MG, nos próximos dias 06 e 07 de dezembro. Na oportunidade, também serão entregues mais quatro novos PMSBs cuja origem de recursos também é originária do CBHSF, nos municípios mineiros de: Piracema, São José da Lapa, Serra da Saudade e Felixlândia. “Reverter os recursos cobrados pelo uso das águas em Planos de Saneamento Básico, cujo impacto é sentido diretamente na qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e, contribuir para a revitalização do Rio São Francisco, em uma área que tanto sofre com a degradação e assoreamento é motivo de comemoração”, destacou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.
Outras deliberações favoráveis quanto à participação e apoio do CBHSF em eventos relativos à preservação ambiental e dos recursos hídricos como o Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, em Campinas/SP; Simpósio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) em Maceió/AL; XV Colóquio Ibérico de Geografia em Lisboa, Portugal e II Workshop de Geomorfologia e Geoarqueologia do Nordeste, em Recife/PE.

Foram discutidos também as execuções dos projetos selecionados por meio do Edital de Chamamento Público CBHSF Nº 01/2018, onde foram aprovados seis projetos para cada uma das quatro regiões (Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco) a serem executados até 2020. Outros projetos avaliados e julgados foram a requalificação dos canais de irrigação do Vale do Paramirim a jusante da Barragem do Zabumbão no município baiano de Paramirim; levantamento de captações de água e lançamento de efluentes na calha do São Francisco, nas regiões Alto e Médio e nova regulamentação e metodologia para a cobrança pelos uso das águas que entrará em vigor a partir de janeiro de 2019.

*Texto: Núbia Primo
*Fotos: Núbia Primo