Grupo definiu o calendário de atividades para este ano, entre os eventos marcados, um seminário para discutir a segurança das barragens na bacia do São Francisco.
Os integrantes da diretoria colegiada (DIREC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) se reuniram nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, em um hotel na área central de Brasília (DF). Em virtude de um compromisso em Belo Horizonte (MG), o presidente Anivaldo Miranda – acompanhado pelo coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Honey Gama – foi representado pelo vice-presidente, José Maciel Oliveira.
Oliveira avalia que o encontro foi extremamente produtivo e importante. “Nós aprovamos, por exemplo, a elaboração de mais 40 planos municipais de saneamento. Vamos publicar o edital nos próximos dias para que os municípios da bacia possam se candidatar e receber o plano municipal sem custo, elaborado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco”, antecipa o vice-presidente, que coordenou a reunião.
Durante o encontro também foram analisados os projetos implementados no âmbito do comitê e aprovado o calendário de atividades para 2019. “Uma das atividades será um seminário para discutir a segurança das barragens na bacia do São Francisco. O evento está previsto para maio”, informa Oliveira.
O calendário do CBHSF em 2019 prevê ainda a realização de um encontro com os prefeitos dos municípios da bacia do Velho Chico em Brasília, em data a ser definida. “Definimos a realização de muitos eventos e também discutimos questões internas e operacionais”, resume o vice-presidente.
Veja as fotos da reunião:
Participaram também do encontro o secretário Lessandro Gabriel da Costa, o coordenador interino da CCR do Alto São Francisco, Adson Ribeiro, e os coordenadores das CCRs do Submédio, Julianeli Tolentino, do Médio, Ednaldo Campos, e os membros da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), Roberto Farias e Renato Scalco. Pela Agência Peixe Vivo estiveram presentes a diretora-geral, Célia Fróes, e os colaboradores Thiago Campos e Rúbia Santos.
Na pauta, informes sobre a plenária do Comitê realizada em Montes Claros (MG) nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018; ações decorrentes do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) e Termo de Referência (TDR) Sensibilização Ambiental. Também foi aprovada a memória das reuniões da DIREC realizadas em 7 de novembro de 2018 em Campinas (SP) e em 14 de dezembro em Maceió (AL).
Outro item da pauta da primeira reunião da DIREC em 2019 foi a definição da agenda de eventos para os próximos meses e das ações para a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico – 2019”. Além da situação dos projetos contratados e de demandas encaminhadas e ainda não contratadas pela Agência Peixe Vivo e assuntos gerais.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Iara Vidal
Fotos: Gabriel Jabur