Direc realiza reunião de planejamento estratégico, em Belo Horizonte

19/01/2026 - 17:50

Os membros da Diretoria Colegiada (Direc) do CBHSF realizaram, na quarta (14) e na quinta-feira (15), em Belo Horizonte, uma reunião especial para início do planejamento estratégico para o mandato 2025/2029. O encontro aconteceu na sede da Agência Peixe Vivo (APV).


Os representantes da empresa Água e Solo, Pedro Lucas de Brito e Luiza Santos, ministraram a oficina, na qual apresentaram um diagnóstico situacional completo do CBHSF, que contou com uma revisão da atuação de diversas instâncias do colegiado na última gestão, além de um encaminhamento de possíveis ações futuras. “Essa apresentação é um norte, são sugestões de atuação para que o Comitê atinja seus objetivos”, disse Pedro.

Os membros da Direc puderam definir metas estratégias para o mandato e ajustar as sugestões dos consultores, voltadas à consolidação do plano de ação a ser aprovado futuramente pela Diretoria. Os gestores também elencaram fatores como forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que rondam a diretoria do Colegiado e a gestão hídrica na bacia do Rio São Francisco, identificando também atores que possam auxiliar em cada etapa do plano.

Cláudio Ademar, presidente do CBHSF, ressaltou a importância deste momento. “Espero que possamos sair daqui com um planejamento estratégico sólido, que busque atender às necessidades desta bacia, sempre tendo como norte o Plano de Execução Orçamentária Anual (POA) e o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) do nosso Comitê. Esse planejamento funcionará como uma bússola para nossas ações ao longo do mandato”.

“Muito importante que consigamos musculatura política, parcerias com o poder público, para que possamos atingir boa parte dessas ações que estamos discutindo aqui, principalmente em matéria de revitalização, captação de recursos. Precisamos mostrar a realidade do São Francisco ao corpo político deste país”, apontou Altino.


Clique aqui e acesse o álbum de fotos completo:


Dentre os principais temas discutidos, com base na análise do POA 2026-2030, estiveram:

  • Atualização do Plano de Recursos Hídricos e da metodologia da Cobrança pelo Uso da Água do CBHSF
  • Enquadramento de Corpos Hídricos Afluentes de regiões fisiográficas
  • Ações de Comunicação (estruturação de Plano de Mídia) , Mobilização Social, Educação Ambiental e Capacitação Técnica; inclusive com a realização do ‘Festival Cultural Velho Chico’
  • Ações finalísticas e de custeio e manutenção da estrutura (física e administrativa) do CBHSF e da Agência Peixe Vivo
  • Revisão do Regimento Interno e criação do Código de Ética
  • Possíveis ações que possam mitigar os efeitos da inadimplência e dos cortes de recursos da Cobrança pelo Uso da Água, além de buscar novas formas de financiamento
  • Criação de Câmara Técnica voltada à execução do Plano de Educação Ambiental
  • Aprofundamento das discussões em torno do ‘Rio como Sujeito de Direito’

Pelo CBHSF participaram o presidente, Cláudio Ademar; o vice, Altino Rodrigues; a secretária, Rosa Cecília; o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Adson Ribeiro; o coordenador da CCR Médio São Francisco, Cláudio Pereira; o coordenador da CCR Submédio São Francisco, Elias Silva; o coordenador da CCR Baixo São Francisco, Maciel Oliveira.

Além disso, Maurício Oliveira, analista; Manoel Vieira, coordenador regional; Rayssa Balieiro, coordenadora técnica; Ohany Vasconcelos, gerente de Integração; Jacqueline Fonseca, gerente de Projetos; Rúbia Mansur, diretora-geral, representaram a APV durante o encontro.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Arthur de Viveiros
*Fotos: Arthur de Viveiros