Direc debate sobre revisão do Plano Decenal

02/09/2013 - 12:12

A necessidade da revisão o Plano Decenal norteou a primeira reunião da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF nesta segunda-feira (2.09), após a eleição do colegiado, realizada em Salvador (BA), em meados de agosto. No encontro, que aconteceu na secretaria do Meio Ambiente de Alagoas – Semarh, discutiu-se a necessidade de realizar o estudo, com todo o embasamento técnico e jurídico para proporcionar a revisão do Plano.
Ainda nesse sentido, salienta-se que a baixa da vazão do Velho Chico continua sendo a principal pauta da diretoria do CBHSF. Diante disso, o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, reforçou a urgência de definir uma agenda estratégica com o setor elétrico. “Já fiz essa proposta durante reunião na Agência Nacional de Águas – ANA e quando se fala em pagamento pelos prejuízos causados pela redução da vazão, o setor elétrico corre do assunto”, destacou Miranda.
Durante a reunião ocorreu o início da organização da agenda do Comitê, ficando redefinida a próxima plenária do colegiado, para os dias 5 e 6 de dezembro, em Recife (PE). Ficou acertado, ainda, que haverá reuniões mensais da Diretoria Executiva – Direx e, a cada dois meses, ocorrerão as da Direc. Para o final de outubro, nos dias 29 e 30, no município de Carmésia (MG), ficou definido o Seminário Indígena. Ainda na reunião, ficou acertado que o CBHSF vai promover a aproximação com as instituições de ensino superior, nas quais haja estudos em andamento sobre questões relacionadas ao rio. Também foram apresentados os procedimentos administrativos e informações gerais da AGB Peixe Vivo e o Plano de Aplicação Plurianual 2013/2015, juntamente com a definição de prioridades.
Participaram da reunião, além do presidente Anivaldo Miranda, o vice-presidente do Comitê, Wagner Soares, o secretário do colegiado, Jose Maciel Oliveira, bem como dos coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, e do Submédio, Manuel Uilton Tuxá, e a representação da Agência de Gestão de Bacias (AGB) Peixe Vivo.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF