A Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL debateu e encaminhou cerca de 95% de todos os assuntos de sua pauta em 2014, envolvendo desde deliberações internas até a mediação de conflitos pelo uso da água. Em sua avaliação, o coordenador Roberto Farias acredita que “esse foi o ano mais produtivo dessa instância do Comitê”. Para ele, o próximo ano promete ser promissor em função do reconhecimento que o Comitê vem obtendo, gerando novas demandas. Assuntos como Lei das Águas e concessão de outorgas serão bastante debatidos em 2015.
No calendário de reuniões ordinárias da Câmara para o próximo ano, que foi apresentado por Ana Cristina da Silveira, diretora de Integração da agência delegatária do Comitê do São Francisco, AGB Peixe Vivo, na última reunião do colegiado, em 11 de dezembro, constam encontros a serem iniciados em fevereiro (dias 05 e 06). Os membros da CTIL já inseriram na pauta discussões como a apreciação de minutas e deliberações que disciplinam as competências e o funcionamento das Câmaras Consultivas Regionais e das Câmaras Técnicas. Dando seguimento ao calendário, haverá reuniões nos dias 16 e 17 de abril, 6 e 7 de agosto e 1 e 2 de outubro.
Ainda na reunião, o secretário do CBHSF, José Maciel Oliveira, ressaltou que 2015 será um ano de muitas pautas a serem tratadas pelo colegiado, lembrando de assuntos como a atualização do plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do Velho Chico, que já está em fase de estudo, e o Plano de Aplicação Plurianual, – PAP (2013-2015) que, de acordo com discussões anteriores, precisa ser revisto.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF