O segundo e último dia da reunião da Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada em Maceió (AL), contou com a participação do consultor Rodolpho Ramina. Ele fez uma exposição sobre os usos múltiplos da água e a situação atual dos reservatórios no País. Os quatros coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCR’s), bem como o presidente e o vice do colegiado tiraram dúvidas sobre a questão abordada pelo consultor.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, destacou a participação de Rodolpho Ramina na Direc, para o esclarecimento de pontos importantes relacionados à questão hídrica do País e, especialmente, na bacia do Velho chico. “É uma participação de grande relevância, porque temos a necessidade de conhecimento de muitas questões, até mesmo com relação ao comportamento do setor elétrico”, considerou Miranda.
O vice-presidente, Wagner Soares Costa, mostrou sua preocupação com o nível atual da vazão do São Francisco e os motivos que têm levado a isso. “Essa era uma característica sofrida, principalmente, pelo Baixo, mas atualmente o Alto tem sofrido esse problema”, relatou. Ao concluir sua apresentação, Ramina definiu que, para fazer um relatório do quadro atual do Velho Chico e a real definição dos usos múltiplos da água, será necessário realizar um trabalho de campo. O organograma ainda será definido.
O segundo dia de reunião da Direc foi encerrado com a definição de questões administrativas e algumas atividades a serem realizadas até o final do ano, a exemplo de Oficina de Métricas Sociais, Seminário Indígena, Seminário Quilombola, reuniões de CCR’s e reunião de universidades federais ligadas à bacia do rio São Francisco.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF