Encontros online em dezembro vão discutir diagnósticos e coletar contribuições para os estudos contratados pelo CBHSF
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vem, ao longo dos últimos anos, viabilizando a contratação de estudos técnicos para a elaboração de propostas de enquadramento dos corpos d’água nas bacias afluentes do Alto São Francisco. Em junho de 2025 se iniciaram os estudos que abrangem as bacias hidrográficas dos rios Urucuia, Paracatu, Alto Preto. Os estudos incluem o enquadramento dos corpos d’água superficiais e a elaboração de uma proposta conceitual para monitoramento das águas subterrâneas.
No próximo dia 12 de dezembro de 2025, serão realizadas as Consultas Públicas da Etapa de Diagnóstico, para as bacias hidrográficas do Rios Paracatu, Preto e Urucuia, com o objetivo de apresentar os estudos e coletar contribuições da sociedade.
As Consultas acontecem de forma online, em dois horários:
Bacias dos Rios Paracatu e Preto: das 09h às 12h. Inscrições através do formulário: https://forms.office.com/r/XrFj3E02i4
Bacia do Rio Urucuia: das 14h às 17h. Inscrições devem ser feitas através do formulário: https://forms.office.com/r/AyVJiAVitt
Os estudos viabilizados pelo CBHSF em parceria com CBH dos Rios Paracatu e Urucuia – SF7 e SF8, são contratados pela Agência Peixe Vivo (APV) e estão sendo executados pela Deméter Engenharia Ltda. Com vigência de 17 meses, o processo inclui as seguintes etapas: diagnóstico e prognóstico das bacias, propostas de metas e alternativas de enquadramento, programa de efetivação do enquadramento e proposta conceitual de monitoramento das águas subterrâneas.
As consultas buscam envolver gestores públicos, usuários de recursos hídricos, pesquisadores, setor privado e sociedade civil, de forma a coletar e validar dados, identificar usos da água e construir propostas conjuntas para a melhoria da qualidade e da gestão dos recursos hídricos nas regiões estudadas. A participação social é essencial para que os diagnósticos reflitam a realidade local e orientem soluções mais eficazes para a gestão das águas.
As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados. Não esqueça de fazer inscrição para receber o link de acesso aos encontros!
Se tiver interesse, acesse o estudo de Diagnóstico produzido pela equipe técnica contratada através do link https://bit.ly/4pFJ8hb.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Foto: Bianca Aun