Consulta Pública sobre Plano de Bacia em Pirapora

19/03/2015 - 18:45

Uma nova consulta pública foi realizada nesta quinta-feira (19.03) na cidade de Pirapora, em Minas Gerais, pelo Comitê do São Francisco, em parceria com a empresa portuguesa Nemus Consultoria, como parte do trabalho de escuta às comunidades visando a atualização do Plano de Bacia do Rio São Francisco, que reunirá iniciativas e ações para o próximo decênio. Na oportunidade, o engenheiro ambiental e representante da Nemus, Emiliano Santiago, que conduziu os trabalhos, explicou o que é um plano de bacia, apresentou o planejamento das ações previstas e ouviu sugestões e observações do público presente.
De acordo com ele, já houve a solicitação de informações atualizadas sobre os diferentes usos na bacia a mais de 60 instituições e organismos, fundamentais para a composição do diagnóstico. “Aqui é o momento de você colaborarem, a partir da vivência e a realidade de vocês, que estão mais próximos do rio”, salienta. Ele chamou à atenção, ainda, para o cenário de municípios da bacia que necessitam criar seus planos de Saneamento Básico. “Dos 507 municípios, apenas 28 tem os planos já finalizados”, revelou Santiago.
O encontro de hoje fez parte de uma série de 12 consultas públicas para atualização do plano. Essa foi a segunda consulta realizada no Alto São Francisco e contou com a presença do secretário do CBHSF, José Maciel de Oliveira; da representante da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Regina Greco; do presidente do CBH Jequitaí e Pacuí, Robson Rafael Andrade, e sua secretária, Sirléia Drummond, além do representante da Associação Comunitária de Sobradinho II, José Walter Alves.
Veja o calendário completo das ações para atualização do Plano de Bacia do Velho Chico
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF