A Universidade está cada vez mais próxima das ações executadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O consórcio Pernambuco Universitas, composto por instituições pernambucanas de ensino superior, deverá realizar um workshop no próximo mês de outubro, no qual reunirá os principais pesquisadores do consórcio para discutir a questão hídrica e a gestão dos comitês de bacia. A iniciativa surgiu a partir do chamamento público lançado pelo Comitê e foi apresentado pela Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio do São Francisco.
O consórcio Pernambuco Universitas é formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O grupo foi criado em 2014 e, em 2016, elegeu os recursos hídricos em Pernambuco como tema central.
Os gestores debateram as possibilidades de atuação conjunta das cinco universidades do consórcio, no sentido de disseminar o conhecimento produzido. Os reitores debateram possíveis estratégias de fortalecimento da articulação interuniversitária, bem como da formação de possíveis parcerias com prefeituras, governo do Estado, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, entre outras.
O coordenador da CCR Submédio e reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, participou da reunião realizada no último dia (03), na UFRPE, em Recife (PE), explicou que a proposta para o projeto conjunto com o CBHSF foi apresentado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). “A proposta de discutir a questão hídrica e a convivência com o semiárido surgiu no ano passado e, como se trata de uma área ligada à gestão do Comitê do São Francisco, vimos a oportunidade de formalização da parceria”, explicou Tolentino. Reitores ou representantes das cinco universidades que compõem o consórcio participaram do encontro.
Ainda de acordo com o coordenador, as discussões também serão relacionadas ao processo de revitalização do Rio São Francisco. “Ou seja, é um tema imprescindível para o Velho Chico e a nossa expectativa é a melhor possível para o resultado final desse encontro”, finalizou. O workshop está previsto para outubro, na capital pernambucana, em data a ser definida.
O consórcio Pernambuco Universitas foi criado em novembro de 2014. Pioneiro no país, o convênio busca promover a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.
*Texto: Delane Barros
*Foto: Ascom UFRPE