Os membros da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) reuniram-se, nesta quinta-feira (04 de abril), em Belo Horizonte (MG), com o Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo. O objetivo do encontro foi apresentar a nova estrutura da Peixe Vivo que exerce a função de Agência de Bacia do CBHSF.
A diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes fez a apresentação. “Contratamos uma consultoria em Gestão Empresarial, com o objetivo de revisar a estrutura da Peixe Vivo e projetar um modelo de gestão mais eficiente e voltado ao atendimento dos processos de trabalho, bem como a revisão do nosso quadro de pessoal. Neste sentido, foi realizado um diagnóstico da operação onde foram apontadas oportunidades de melhoria”, explicou.
O presidente do Conselho de Administração da Peixe Vivo, Odorico Pereira de Araújo, explica que a nova estrutura da Peixe Vivo tem o objetivo de preparar a Agência para uma nova realidade e torná-la cada vez mais eficiente e reconhecida como organismo de gestão de recursos hídricos. “A nova estrutura da Peixe Vivo propõe um modelo de gestão mais eficiente e voltado ao atendimento dos processos de trabalho com o objetivo de melhorar o andamento das atividades. Para isso, foi preciso uma revisão no quadro de funcionários”, esclarece.
Para o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, a nova estrutura da Agência Peixe Vivo é uma ferramenta para melhorar as ações do Comitê. “Temos uma relação tripartite entre o CBHSF, a Peixe Vivo e a Agência Nacional de Águas que deve ser transparente e harmoniosa para alcançarmos o nosso objetivo que é gerir a bacia do São Francisco da melhor forma possível. O Comitê tem um planejamento e já sinalizou para a Peixe Vivo quais são as prioridades. A partir dessa apresentação, vamos analisar os trabalhos da Agência, olhando sempre para o futuro”, disse.
A nova estrutura concentra as decisões na diretoria-geral. As responsabilidades gerenciais que ficavam no nível de Diretoria agora serão direcionadas para o nível gerencial. Competirá ao nível gerencial a execução das operações táticas da Agência Peixe Vivo, com a devida delegação de responsabilidade por supervisão de funcionários e prestadores de serviços terceirizados, dentre outras responsabilidades inerentes ao nível gerencial.
A Agência Peixe Vivo passa a contar com uma Coordenação de Gestão Estratégica que será responsável pelo desenvolvimento de normas e padrões do Sistema de Gestão, englobando os níveis estratégico, tático e operacional, bem como a elaboração e acompanhamento dos planos de ação e projetos dele decorrentes.
Veja as fotos da reunião:
Além disso, a Agência tem agora três gerências: (1) Gerência de Projetos que é responsável por articular o quadro técnico nas discussões dos escopos de projetos, visando a melhor delimitação técnica, com ganhos de eficácia nas fases posteriores; (2) Gerência de Integração que tem como papel principal, a mobilização e organização de ações voltadas à realização das reuniões (Plenárias, CCR, CT dentre outras instâncias) dos Comitês de Bacias, visando o planejamento e acompanhamento das demandas de projetos e (3) Gerência de Administração e Finanças responsável pelo gerenciamento do fluxo interno de processos administrativos e financeiros, coordenação de licitações e contratos, acompanhamento dos serviços terceirizados de Contabilidade, bem como a submissão dos demonstrativos contábeis ao Conselho de Administração e Conselho Fiscal da Agência Peixe Vivo.
O vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, parabenizou a Peixe Vivo pela reformulação. “A nova formatação da Agência atende ao Comitê e já estamos percebendo as mudanças positivas e mais celeridade nos processos”, afirmou.
Também foi apresentado aos membros da Diretoria Colegiada do CBHSF o planejamento dos investimentos para 2019 e a estimativa de custeio.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Luiza Baggio