Produções serão exibidas em sessões abertas ao público em Penedo (AL), entre 26 de novembro e 2 de dezembro.
O Circuito Penedo de Cinema divulgou nesta segunda-feira (3) a lista com 52 filmes em curta-metragem selecionados para as três mostras competitivas que integram o evento. As produções serão exibidas em sessões abertas ao público entre 26 de novembro e 2 de dezembro na cidade ribeirinha de Penedo (AL) e irão concorrer a R$ 41 mil em prêmios.
O processo de seleção teve início no final de julho e avaliou 492 filmes inscritos, número recorde no evento. Do total, 15 produções foram escolhidas para concorrer ao 11º Festival do Cinema Brasileiro e ao 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, enquanto a 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental contará com 22 filmes.
Cada mostra contou com uma curadoria diferente. O diretor Pedro da Rocha, o crítico de cinema e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ricardo Lessa, e o roteirista Tairone Feitosa foram os responsáveis pela seleção dos filmes para a Mostra Brasileira.
Marcos Sampaio, diretor de políticas culturais da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) de Maceió, Vera Rocha, produtora de cinema, e Ulisses Arthur, diretor de cinema, selecionaram os curtas para a Mostra Universitária. Já os filmes para a Mostra Ambiental foram escolhidos por Taciana Kramer, engenheira de pesca e professora da Ufal, Guilherme Demetrio, biólogo, e Yanara Galvão, produtora e pesquisadora de cinema.
De acordo com Pedro da Rocha, a curadoria foi criteriosa e avaliou as obras com base na qualidade apresentada. “Vejo o espaço de um festival de cinema para celebração de uma arte. Tem muita gente filmando para defender algumas causas, que são atuais, pertinentes e necessárias, mas isso não deve servir de argumento para que se filme de qualquer maneira. Mas tivemos a sorte de nos deparar com materiais de qualidade, onde você vê esmero, técnica, onde você vê o cinema arte”, pontuou.
A lista dos filmes selecionados conta com produções de cada região do país. O estado com maior número de representantes é o Rio de Janeiro, com nove filmes. Alagoas e São Paulo vêm na sequência, com sete produções, seguidos por Goiás e Minas Gerais, que tiveram quatro filmes selecionados.
Realização
O Circuito Penedo de Cinema é um evento gratuito, realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Texto: Gazeta Web Alagoas