Comitês de Bacias Hidrográficas de Pernambuco se reúnem com participação de voluntários e do Estado

31/05/2019 - 15:14


O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) esteve presente no III Encontro Estadual de Bacias Hidrográficas de Pernambuco, na cidade de Gravatá, Agreste Pernambucano. Sob o tema “Construindo Solidariedades em Defesa da Gestão dos Recursos Hídricos”, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, participou da abertura, junto com a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e compôs mais duas mesas de debate.


Em sua fala na abertura, Anivaldo reforçou a necessidade de prefeituras e estados se voltarem para a gestão dos recursos hídricos e alertou para o risco de novos acidentes com barragens de minérios, que pode matar o Velho Chico, comprometendo o abastecimento em praticamente todo o Nordeste.
Já no primeiro debate, sobre ‘Gestão Participativa da Água no Contexto Brasileiro Atual’, ele conversou sobre as ameaças e oportunidades que rodeiam a Bacia do São Francisco, dando destaque a temas como aquecimento global, hidroelétricas, qualidade das águas, uso irracional e as barragens de rejeitos industriais como pontos preocupantes.
Como oportunidades, o presidente citou a revisão do plano de bacias, a mudança do modelo de operação dos reservatórios e a mudança da matriz energética, ressaltando as energias eólica e solar. Anivaldo destacou a presença massiva dos comitês pernambucanos, que mobilizaram um grande número de voluntários. “É reconfortante ver que, mesmo com poucos recursos, eles estão fazendo um trabalho admirável”, comentou.
Outro ponto que chamou a atenção do presidente do Comitê do São Francisco foi a presença massiva de entes do governo de Pernambuco, como as secretarias de Infraestrutura, de Meio Ambiente e a de Recursos Hídricos, além da presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da vice-governadora.
“É reconfortante também observar que há avanços nos trabalhos de política integrada, visto que estava presente um time de mulheres que exibem um conhecimento muito amplo das temáticas. E tudo isso é positivo para a gestão das águas de Pernambuco”, afirmou. “Espero que esse ciclo virtuoso possa transformar o estado de Pernambuco numa referência nacional da gestão de recursos hídricos”, completou.
Revitalização
Na parte da tarde, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, integrou a mesa que debateu a “Revitalização de Bacias no Contexto dos Planos de Bacia”. Foi mais um momento de troca, em que ele destaca o aprendizado com os diversos programas de revitalização que estão sendo implantados em Pernambuco. “Esse conjunto de programas constitui um forte instrumento de política integrada, unindo os comitês de bacias e os órgãos gestores na definição de ações concretas para melhoria da quantidade e qualidade das águas”, encerrou.


Veja as fotos do evento:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Geraldo Lélis
*Fotos: Geraldo Lélis