O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma das instituições convidadas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a participar do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). A abertura oficial do evento foi realizada na noite da última segunda-feira (15.06) e a programação se estende até o próximo sábado (20.06), com atividades em Maceió, Arapiraca e Penedo. Em sua terceira edição, o Caiite discute Desafios para Alagoas e conta com a participação de professores, pesquisadores e especialistas em diversas áreas do conhecimento.
O CBHSF estará presente no evento durante dois dias: nesta quarta e quinta-feiras (dias 17 e 18). O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Melchior Carlos do Nascimento, explica que a participação do Comitê no evento terá o objetivo de divulgar o trabalho executado até agora e buscar estreitar laços com pesquisadores inseridos na bacia do Velho Chico.
Melchior diz que o Comitê exercerá um papel institucional no congresso. “Vamos ocupar o quiosque que a Universidade nos ofereceu, de forma institucional. Iremos divulgar a campanha de defesa do São Francisco, realizada no início do mês, colocar ao conhecimento da comunidade acadêmica o conteúdo produzido pelo Comitê”, explica Melchior. “Na próxima quinta, será realizado um simpósio da área de Química e, diante do problema da mancha que está no município de Delmiro Gouveia, estamos buscando, junto à Reitoria da Ufal, uma reunião técnica para tratar do problema”, acrescenta o coordenador da CCR.
Em Maceió, o Caiite acontece no Espaço Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá. De acordo com a organização do evento, estão agendadas visitas de oito mil alunos de 142 escolas dos ensinos fundamental, médio e técnico, de Maceió e outros municípios alagoanos, além de outros estados, como Sergipe e Pernambuco. São mais de 1.500 trabalhos inscritos para comunicação oral e banners, além de oficinas, mesas-redondas, debates e palestras.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF