O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a empresa Localmaq Ltda realizaram, no último dia 15 de julho, a entrega de obras de recuperação hidroambiental na bacia do riacho Brejão, importante afluente do Velho Chico, na cidade baiana de Santa Maria da Vitória. Com recursos da cobrança pelo uso da água, houve um investimento de R$ 500 mil para proteção de mais de oito quilômetros de Áreas de Proteção Permanente – APPs, construção de 51 bacias de captação de água pluviais (barraginhas), 97 lombadas, 30 paliçadas de madeira e 92 metros de muro de contenção.
Durante a entrega, o CBHSF, em parceria com a empresa executora dos trabalhos, detalhou as informações técnicas sobre as intervenções realizadas para os moradores da comunidade, além de gestores públicos presentes. Entre as localidades beneficiadas com as obras estão Brejão, Brejo do Espírito Santo, Água Quente e Pedra Branca. “Houve muito expectativa em torno dessas obras porque foram pioneiras na região. A receptividade dos moradores foi muito boa e já há solicitação para uma segunda etapa”, destacou Claudio Pereira, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, instância do CBHSF.
O coordenador chamou atenção para o fato de, em 2015, completar cem anos da assinatura do contrato que dividiu as águas do riacho Brejão. “Em 1915, a comunidade firmou um contrato que beneficiou diversos distritos que passaram a receber as águas do riacho. Agora, um século depois, é importante que um novo pacto seja feito para a revitalização da bacia, garantindo a recuperação das suas matas ciliares e das nascentes vivas, para que o riacho continue sendo tão importante para a vida dessas pessoas”, defendeu o coordenador.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF