
Na manhã de quarta-feira (05), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, por meio da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco, se reuniu com o secretário de Agricultura e Pecuária do município de Xique-Xique (BA), Neílton Ferreira dos Santos, para definir pontos acerca da capacitação de irrigantes que acontecerá na cidade. Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o ex-prefeito da cidade de Lapão (BA) e membro do Comitê da Bacia dos Rios Verde e Jacaré, Hermenílson Carvalho, o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos, Eliecy Félix, o diretor de Meio Ambiente e membro do CBHSF, Roberto Rivelino e a encarregada e fiscal de Meio Ambiente, Eliet Bonfim.
O município de Xique-Xique foi contemplado com o programa de capacitação dos irrigantes na reunião da CCR Médio São Francisco, realizada em Bom Jesus da Lapa em novembro do ano passado. O programa tem por objetivo ensinar técnicas atuais que visem a conservação e o uso racional dos recursos hídricos, ao tempo em que otimizam a produção da atividade irrigada. Será dividido em duas partes: a teórica, que acontecerá no auditório da Secretaria de Agricultura e Pecuária, e a parte prática, que será realizada na Fazenda Tabaréu. A princípio, 30 irrigantes serão beneficiados com a capacitação, que ocorrerá em abril ou maio deste ano. Coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos disse estar muito satisfeito por realizar o programa naquela cidade: “Xique-Xique tem uma importância grande no contexto da bacia, tendo em vista a relevância da irrigação na cultura daqui, além de a cidade se situar às margens do São Francisco. Muitas famílias serão beneficiadas com a capacitação”.
Veja mais fotos:
Após a reunião, os participantes foram à Estação de Tratamento de Água, administrada pela concessionária Águas Xique-Xique, onde foram recebidos pelo supervisor operacional Lucas Fabrício, que mostrou como se dá todo o processo de tratamento da água, desde a captação até a chegada do bem natural às casas da população.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes