Comitê da Bacia do São Francisco e Casa Civil alinham aceleração de projetos hidroambientais e integração ao Novo PAC

04/12/2025 - 17:47

Em reunião em Brasília, foram discutidos os mais de 53 projetos aprovados pelo Fundo da Eletrobras e a previsão de início das obras para janeiro.


A convite da Casa Civil, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Cláudio Ademar, acompanhado do Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Cláudio Pereira estiveram hoje (04) em Brasília para uma reunião estratégica visando discutir e agilizar a execução dos projetos hidroambientais selecionados pelos editais do Comitê. O foco principal do encontro foi o alinhamento sobre os recursos provenientes do Fundo da Eletrobras, essenciais para o financiamento dessas ações de revitalização.

Durante a agenda, ficou definido que, embora o Comitê Gestor (composto pelos ministros) tenha a decisão política sobre a aprovação dos projetos, a execução prática das obras fica a cargo da Eletrobras. Nesse sentido, o Comitê já articula uma próxima reunião técnica diretamente com a Eletrobras para intensificar os trâmites e garantir celeridade no início das intervenções.

Integração com o PAC

Outro ponto alto do encontro foi o diálogo com a equipe que coordena as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em conversa com Maurício Muniz, responsável pela gestão do programa na Casa Civil, foi discutida a necessidade de aproximar as iniciativas do Comitê com as políticas públicas do governo federal. “Aproveitamos para falar sobre a necessidade de aproximação do Comitê com a política pública do PAC. Eles viram a iniciativa com bons olhos e frutos surgirão a partir dessa conversa”, destacou o Presidente do Comitê.



Apoio Ministerial e Próximos Passos

A reunião também serviu para agradecer o apoio decisivo dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Marina Silva (Meio Ambiente) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), fundamentais para a aprovação de mais de 53 projetos voltados para a bacia do São Francisco.

A expectativa é que a Ordem de Serviço para os primeiros projetos seja assinada em janeiro de 2026. O objetivo é realizar um grande evento com a presença dos três ministros para marcar o início das obras. O local da cerimônia (estado e cidade) será definido em breve, dependendo da confirmação da agenda com a Eletrobras e o Governo Federal.

Um Novo Canal de Diálogo

O encontro marca um momento histórico de aproximação institucional. “Hoje serviu como um momento importante para o Comitê e para o Governo. Começamos a abrir uma caixa de diálogo. Daqui para frente, o Rio São Francisco que está entre as prioridades do governo federal tem o Comitê como parceiro na construção de políticas públicas de revitalização”, concluiu o Presidente do Comitê.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Imagens cedidas