Na última sexta-feira (06), a Comissão de Avaliação da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco se reuniu no escritório do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em Maceió (AL) para avaliar as propostas recebidas relacionadas ao Edital de Chamamento Público de nº 002/2019, que são ligadas aos projetos com foco na sustentabilidade hídrica no semiárido e possuem compatibilidade com o Eixo IV do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRH-SF).
A comissão para análise dos projetos foi composta por Marcelo Ribeiro, membro da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do CBHSF, Rosa Cecília, secretária da CCR Baixo São Francisco e representante da sociedade civil de Sergipe, e Melchior Nascimento, membro do CBHSF. Além deles, estavam presentes Manoel Vieira, assessor técnico da Agência Peixe Vivo e Vanessa Rodrigues, analista da Agência Peixe Vivo.
De acordo com Rosa Cecília, a reunião teve como objetivo avaliar as intenções de projetos a serem desenvolvidos na bacia do São Francisco, especificamente na área do baixo, mas voltados para os municípios do semiárido. “Aqueles municípios que estão às margens do rio não podem ser contemplados. Somente os municípios em processo de desertificação e afastados das margens do rio. Seguimos os critérios de avaliação e, enquanto comissão, esta foi uma das mais participativas, pois buscou analisar tudo dentro dos critérios estabelecidos”, disse.
Foram analisadas doze propostas de projetos relacionados à convivência sustentável com a semiaridez na região do Baixo São Francisco. Segundo Marcelo Ribeiro, “mediante os critérios que constam no edital pontuamos os projetos de acordo com sua relevância, com suas parcerias, contrapartidas, com projetos relacionados à populações que estejam distantes da calha do São Francisco, ou seja, que tenham maior dificuldade de acesso a água. Com isso, conseguimos avaliar e vimos projetos de grande qualidade técnica e tenho certeza que, uma vez ranqueados, poderão futuramente trazer grandes benefícios para a bacia hidrográfica do rio São Francisco”, finalizou.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Deisy Nascimento