A revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco voltou a ser item de pauta do Comitê do São Francisco. O lançamento oficial do ‘Plano Nascente’ pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf norteou a discussão do segundo e último dia da XXVII Plenária Ordinária do CBHSF (22.05), que aconteceu na cidade pernambucana de Petrolina, às margens do Velho Chico.
De acordo com o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas do órgão federal, Eduardo Jorge de Oliveira Motta, o programa prevê o aumento da disponibilidade hídrica a partir de intervenções com foco na preservação e recuperação ambiental das nascentes e de suas áreas de recarga. “O rio São Francisco servirá como laboratório para a aplicação em todas as bacias hidrográficas do país”, disse. Ele afirmou ainda que estão previstas, ao final dos trabalhos, a recuperação de 10 mil nascentes e o terraceamento – adequação de estradas rurais – de 30 mil quilômetros de áreas degradadas nos estados que compõem a bacia (MG, BA, PE, AL e SE).
Os recursos financeiros aplicados no Plano integram o montante de R$2 bilhões, que vêm sendo investidos pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA no programa de revitalização da bacia do São Francisco, iniciado em 2004 pelo governo federal.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF