CODEVASF, Agência Peixe Vivo e CBHSF firmam convênio para nova sede em Belo Horizonte

03/02/2026 - 11:55

O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Lucas Felipe de Oliveira, a diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Rúbia Mansur, e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Cláudio Ademar, assinaram na manhã desta segunda-feira, 2, o convênio de cessão de espaço para a nova sede da Agência Peixe Vivo (APV) em Belo Horizonte (MG). A cerimônia contou ainda com a participação do diretor da Área de Revitalização da CODEVASF, José Vivaldo Mendonça, da chefe de gabinete da Companhia, Rosângela Soares Matos e do Chefe da Assessoria Jurídica da Codevasf, Alessandro Reis.


O presidente da CODEVASF destacou que a cessão do novo espaço reforça o compromisso da atual gestão em estreitar o diálogo e a cooperação com o CBHSF, a Agência Peixe Vivo e demais instituições que atuam em prol da Bacia do São Francisco. “Onde pudermos atuar para fortalecer essas entidades e apoiar a implementação das políticas públicas, estaremos presentes, seja por meio de cessões como esta ou de outros projetos”, afirmou Lucas Felipe de Oliveira.

Para a diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Rúbia Mansur, a nova sede representa um avanço significativo para a instituição. “É uma grande satisfação assinar este termo de cessão, fruto de uma articulação iniciada no primeiro semestre de 2025, que hoje se concretiza por meio de uma parceria com uma instituição que compartilha objetivos comuns com a Agência Peixe Vivo”, destacou.

Rúbia Mansur ressaltou ainda a relevância da Codevasf para a Bacia do Rio São Francisco e para o fortalecimento de ações integradas voltadas à revitalização do território. O presidente do CBHSF dará continuidade às articulações para viabilizar novas parcerias com a Codevasf.


Clique aqui e acesse o álbum de fotos completo:


O presidente do CBHSF, Cláudio Ademar, ressaltou que a cessão do novo espaço trará benefícios diretos à Agência Peixe Vivo. “Além da economia, a nova sede permitirá que a Agência foque no seu crescimento e no fortalecimento do apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas, especialmente nas ações de revitalização da Bacia do São Francisco”, afirmou. Ele também destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das parcerias institucionais com a CODEVASF.

A nova sede contribuirá para ampliar a capacidade institucional da Agência Peixe Vivo, reforçando seu papel estratégico no apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas e nas ações voltadas à revitalização do Rio São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Walberto Maciel
*Foto: Walberto Maciel