Cidades do Submédio selecionadas com projetos apresentados no PMI recebem visita técnica do CBHSF e APV

22/12/2025 - 15:01

Nos dias 16 e 17 de dezembro, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Elias Silva e o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio da Silva, realizaram visitas confirmatórias aos municípios de Cabrobó e Afogados da Ingazeira, no Submédio São Francisco, para avaliar a viabilidade de propostas submetidas ao Procedimento Unificado de Manifestação de Interesse (PMI) nº 01/2024.


O objetivo do PMI é selecionar projetos que serão financiados com recursos da cobrança pelo uso da água, visando a implementação das metas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia (PRH-SF). Ao todo, 112 propostas foram habilitadas em toda a bacia, sendo 10 delas na região do Submédio.

Em Afogados da Ingazeira, a proposta central é o Projeto Produtor de Água. A agenda contou com a presença do prefeito Alessandro Palmeira (Sandrinho), e do vice-prefeito Daniel Valadares, além de parte da equipe da prefeitura. O projeto que foca na sustentabilidade hídrica e conservação da biodiversidade (Eixos IV e V do PRH-SF) contempla:

  • Sistemas Agroflorestais (SAFs): implantação de 20 unidades ao longo de diversos afluentes do Rio Pajeú;
  • Parque Municipal da Caatinga: uma área de preservação às margens do Pajeú que servirá como unidade demonstrativa do bioma;
  • Banco de sementes: instalação de uma sementeira para garantir a produção de mudas nativas e revitalização de nascentes.

“O Comitê está avaliando a viabilidade da implementação dos sistemas e o município entrará com o custeio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). É um projeto piloto onde o prefeito deu total apoio, colocando a estrutura municipal à disposição para complementar a ação”, destacou Elias Silva, coordenador da CCR Submédio.

Em Cabrobó, a agenda técnica avaliou a proposta que visa a “Recuperação e Monitoramento da Mata Ciliar do Rio São Francisco”. A equipe visitou áreas próximas ao centro tecnológico e comunidades às margens do Velho Chico, na calha urbana do município. O foco do projeto é a recomposição vegetal para proteção do solo e melhoria da qualidade da água, contando com a parceria da Agência de Meio Ambiente de Cabrobó e da Secretaria de Agricultura.



Próximos Passos e Transparência

Após as visitas de campo, a próxima etapa será a elaboração do Termo de Referência (TR) do projeto viável. As obras e serviços serão financiados pelo CBHSF e contratados pela Agência Peixe Vivo (entidade delegatária).

As propostas que não forem contratadas de imediato passarão a compor uma “Carteira de Projetos”, podendo ser contempladas futuramente conforme a disponibilidade orçamentária. Todo o processo será monitorado pela Câmara Consultiva Regional e registrado no Sistema de Informações (SIGA SF), garantindo total transparência à sociedade.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Paulo Sérgio/ Prefeitura de Afogados da Ingazeira