A Agência Nacional de Águas (ANA) promoveu nesta segunda-feira (09 de julho) mais uma reunião para avaliar as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco. O encontro passa a ter frequência quinzenal e reúne os estados inseridos na bacia do chamado rio da integração nacional. Durante a reunião, as informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam precipitação na bacia de apenas 3mm para os próximos dez dias, um volume insignificante.
Ainda conforme o Cemaden, para o reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, o índice de chuva no mesmo período é igual ao da bacia, ou seja, de 3mm, e de zero para Sobradinho, na Bahia.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a vazão de 223 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o reservatório de Três Marias; de 670 m³/s para Sobradinho e 600 m³/s para o reservatório de Xingó, em Alagoas.
Com a defluência no patamar atual, a previsão é que o índice de armazenamento em Três Marias saia do nível atual, de 45,4% do volume útil, para 41,4% de sua capacidade, no final de agosto. Em Sobradinho, o nível deve cair de 33,6% para 31,3% de sua capacidade e Itaparica, em Pernambuco, mantenha-se em 21%.
A próxima reunião está marcada para o dia 23 de julho. Em agosto, os encontros estão agendados para os dias 6 e 20, sempre a partir das 10h.
*Texto: Delane Barros