O coordenador Cláudio Ademar assumiu a Câmara Temática de Bacias Hidrográficas do FBNC
Na última semana, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar participou de reuniões alinhando as pautas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com outros entes.
A primeira reunião aconteceu com o coordenador executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Sérgio Xavier e com o presidente da Associação dos Produtores de Crédito de Carbono Social do Bioma Caatinga, Haroldo Oséias de Almeida. De acordo com o coordenador da CCR Submédio, que já mantém diálogo com a entidades, este encontro teve o objetivo de abordar a participação do CBHSF no Fórum Brasileiro de Mudança do Clima através das suas câmaras temáticas. “O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o coordenador da CCR Baixo, Anivaldo Miranda, o coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do Comitê, Roberto Farias, e eu como coordenador da CCR Submédio já fazemos parte do Fórum, e temos outras indicações de membros Comitê para participar. Foi uma reunião de alinhamento das estratégias, pois estamos planejando um evento para discutir o São Francisco e também todas as bacias hidrográficas do Brasil, entendendo a situação dos rios e extraindo uma proposta para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30) a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025”, explicou o coordenador Cláudio Ademar.
Com 14 Câmaras Temáticas (CT) em funcionamento e mais outras 10 em consolidação visando temas do Plano Clima e Plano de Transformação, Cláudio Ademar assumiu a coordenação da CT de Bacias Hidrográficas do Fórum. O coordenador executivo do FBMC destacou a importância da Câmara e a agenda a ser cumprida: “O Fórum está formulando propostas em diversos temas. Para cada um, teremos uma câmara de discussão, e um tema que consideramos fundamental são as bacias hidrográficas. Temos as questões climáticas com um peso muito grande em relação às bacias e a situação das bacias também influencia na mudança climática. Por isso, estabelecemos a criação desta Câmara para fazer propostas juntando os setores empresariais, não governamentais, acadêmicos, os governos nacional, municipais e estaduais. Todos compõem o Fórum e o papel da coordenação é exatamente articular essas representações e formular propostas para que a gente encaminhe ao Governo Federal, Governos estaduais e municipais”, explicou Sérgio Xavier.
O Fórum é ligado diretamente à Presidência da República e tem assento no Comitê Interministerial de Mudança do Clima, que é composto por 22 ministérios. “As propostas apresentadas no Fórum são encaminhadas ao governo com muita chance de serem analisadas e encaminhadas internamente por conta dessas ligações com os ministérios, então a gente está preparando uma série de atividades este ano, conectadas com a COP-30, e uma delas será um grande encontro internacional com comitês de bacias hidrográficas de diversos continentes para discutir quais são as melhores formas de proteger as bacias, de regenerar e de criar modelos econômicos que fortaleçam as bacias. A humanidade surgiu em torno das bacias e a economia acabou as destruindo. Agora a gente precisa reinventar a economia para recompor, regenerar, recuperar e proteger as bacias hidrográficas e esse é o objetivo desta câmara temática do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima”, concluiu o coordenador do FBNC.
“Recebi o convite para ser coordenador da câmara temática e para mim é uma grande honra e uma oportunidade não somente para o Comitê de São Francisco, mas também para todos os comitês do Brasil. A ideia do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima é que cada câmara construa suas propostas para a COP-30 e vamos elaborar o debate, evidentemente, e construir com os outros comitês. Vou convidar pessoas de várias regiões do país para compor essa câmara e criar o evento internacional com os comitês também de fora do país para construir uma proposta para a COP-30”, concluiu o coordenador da CCR Submédio, Cláudio Ademar.
Reuniões aconteceram ao longo da última semana
Fórum Brasileiro de Mudança do Clima
O FBMC é um dos instrumentos institucionais da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) regulamentado pelo Decreto nº 9.082, de 26 de junho de 2017. Com o objetivo de conscientizar, mobilizar a sociedade e articular ações necessárias para enfrentar a mudança global do clima, inclui os compromissos assumidos no Acordo de Paris.
O Fórum é composto por setores acadêmicos, empresariais, organizações não governamentais e governos estaduais e municipais. Diretamente ligado ao presidente da República, o FBNC é integrado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e compõe o Comitê Interministerial de Mudança do Clima (CIM), que envolve 22 ministérios.
A criação de Câmaras Temáticas Nacionais, parte do novo modelo de funcionamento do Fórum, inclui especialistas e lideranças de todos os setores (energia, agricultura, indústria, cidades, transportes, florestas, bacias hidrográficas, adaptação urbana, gestão pública etc), com objetivo de formular diretrizes estratégicas para orientar projetos e políticas públicas.
Reunião na Casa Civil da Bahia
O coordenador da CCR Submédio reuniu-se também com o coordenador de Acompanhamento de Políticas de Inclusão Sócio Produtiva e Sustentabilidade do Estado da Bahia, Augusto Tosato.
A reunião aconteceu no último dia 17 na Casa Civil do Estado da Bahia. “Na reunião com Augusto Tosato apresentei os investimentos do Comitê feitos na Bacia Hidrográfica e o objetivo é ampliar essas ações. Um exemplo é que existe hoje uma política, desenvolvida pelo governo do Estado, de combate à desertificação e a CCR também tem um grupo trabalhando nessa pauta. Vamos tentar alinhar as ações do Governo do Estado com as ações do Comitê, até mesmo para evitar o gasto de recursos no mesmo local e firmar parcerias. Enfim, a gente quer ajustar as agendas e os programas para que possamos trabalhar com mais sintonia e tenhamos, desse modo, mais eficiência na aplicação dos recursos em políticas públicas”.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Acervo pessoal